(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
1Jun

Inspeções da ANVISA: o que você precisa saber

É comum que os estabelecimentos comerciais sejam inspecionados pela ANVISA regularmente. O que você precisa saber?

É comum que os estabelecimentos comerciais sejam inspecionados pela ANVISA regularmente. Afinal, uma das atribuições da Agência é garantir a segurança alimentar dos clientes e garantir a conformidade com as regulamentações, para evitar contaminações e doenças.


Mas como funciona uma inspeção? Elas podem ser realizadas por iniciativa da própria ANVISA ou por alguma denúncia que seu estabelecimento receba de um cliente, por exemplo.


Para garantir a conformidade e evitar problemas, garanta que a limpeza, manuseio e armazenamento dos alimentos esteja em dia. Essas são razões comuns para lacração dos estabelecimentos, o que pode comprometer a credibilidade do seu negócio junto aos clientes e espantá-los para outra freguesia.


Nunca use alimentos fora do prazo de validade e garanta que tudo é armazenado com etiquetas que indiquem a data da compra e/ ou do preparo e a data de validade de cada item. Da mesma forma, é importante que os funcionários estejam usando corretamente os EPI’s necessários e que eles saibam limpar adequadamente a cozinha após o serviço.


O lixo, por exemplo, deve ser retirado diariamente e todas as superfícies devem ser constantemente limpas entre um preparo e outro. Assim, evitamos a contaminação cruzada e o acúmulo de insetos e até outras pragas como formigas e ratos. Para prevenir a entrada desses inimigos, você também pode providenciar a instalação de telas milimetradas nas janelas e a vedação de portas, além de lavar bem lixeiras, em especial aquelas destinadas ao descarte de material orgânico. Produtos de limpeza com cheiro podem não ser a melhor opção para cozinhas profissionais, já que o aroma da maioria deles pode interferir no cheiro dos alimentos que estão sendo preparados. Sendo assim, dê preferência para os produtos neutros e com indicação para uso em cozinhas profissionais.


Além dos EPI’s, é importante garantir também a validade dos extintores de incêndio e treinar os funcionários para que eles saibam como proceder em caso de acidentes com placas sinalizadoras e treinamentos práticos regulares. Lembre seus funcionários de que cada um é responsável pela própria higiene. Lavar as mãos antes de iniciar as atividades na cozinha, após uso do banheiro e caso tenham contato com o lixo. As unhas devem estar sempre limpas e, se possível, livres de esmalte. Se algum funcionário estiver com as mãos machucadas, você deve considerar afastá-los ou providenciar o uso obrigatório de luvas para todas as atividades.


Em relação aos alimentos, é importante que você conheça a origem dos ingredientes utilizados e garanta que eles sejam muito bem lavados e sanitizados antes de iniciar o preparo. Bancadas e estações de trabalho devem ser de inox e também precisam estar devidamente limpas antes do início do serviço.


Na hora de armazenar os ingredientes, considere sempre a temperatura ideal para conservação e a embalagem usada. Todos os alimentos congelados devem ser armazenados em temperaturas inferiores a 5º. C e os alimentos quentes, como os servidos em buffets de restaurantes self service, por exemplo, devem garantir uma temperatura superior a 60º. C.


Há outras regulamentações que devem ser seguidas de acordo com o tipo de estabelecimento. Esteja sempre atento e garanta a conformidade com a legislação vigente para garantir que as inspeções sejam bem-sucedidas.

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.