(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
4Set

Inclusão no Mercado Gastronômico

A diversidade é uma questão amplamente debatida no ambiente organizacional, em especial desde a criação de cotas para priorização de pessoas com deficiência.

A diversidade é uma questão amplamente debatida no ambiente organizacional, em especial desde a criação de cotas para priorização de pessoas com deficiência. 

Apesar disso, o preenchimento dessas vagas ainda esbarra em um grande desafio, como a falta de qualificação para esses profissionais e a necessidade de adequação das empresas para recebê-los adequadamente, que inclui desde a colocação de rampas, barras de acessibidade, sinalização especial em braille e/ ou adequadas para pessoas com deficiência auditiva, softwares específicos para profissionais que lidam com computadores e telefones, por exemplo.

Por isso, o trabalho de muitas ONG's acaba sendo parte essencial na capacitação e encaminhamento dessas pessoas para o mercado de trabalho. 

Em Campinas, a Fundação Síndrome de Down e o CEESD atuam a mais de uma década com programas de inclusão de pessoas portadoras da Síndrome, fazendo a diferença tanto na vida dessas pessoas quanto de suas famílias.

Especificamente no mercado gastronômico, a ONG Chefs Especiais prepara profissionais para atuar em gastronomia e já encaminhou centenas de pessoas para vagas na área. Além disso, a instituição também mantém um Café, localizado na cidade de São Paulo, onde esses profissionais recebem treinamento e aprendem na prática a rotina de uma cozinha. 

Algumas empresas e supermercados possuem políticas de inclusão e contratam pessoas com Síndrome de Down, como é o caso do McDonalds. Uma das características mais marcantes entre as pessoas com Down, por exemplo e que pouca gente sabe é que eles são extremamente perfeccionistas. Sendo assim, é comum que trabalhem muito bem e com padrões elevados de exigência. 

Outras empresas de grande porte que apoiam a ONG Chefs Especiais são: Friboi, Danúbio e GRSA.

Apesar dessas iniciativas, ainda há bastante espaço a ser ocupado pelas pessoas com deficiência e cabe a cada um de nós observar novas oportunidades de inclusão e incentivar a contratação de pessoas com necessidades especiais. A inclusão é uma das melhores formas de proporcionar autonomia para muitas dessas pessoas, integrando-as à sociedade. Para quem já trabalhou ou convive de alguma maneira com PNE's, estejam certos de que é uma imensa fonte de aprendizado, de promover empatia e, sobretudo de obter inspiração de pessoas que, apesar de tantos desafios, estão sempre dispostas.

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.