(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
1Nov

Como a música pode ajudar seu negócio a atrair clientes

Foi-se o tempo em que bastava ter uma comida gostosa e um bom serviço para que bares, restaurantes e lanchonetes ficassem lotados pela clientela.

 Com diversos nichos de mercado, o aumento da concorrência fez com que esses estabelecimentos fossem obrigados a oferecer muito mais aos seus clientes para garantir a casa cheia. Enquanto os estabelecimentos que pararam no tempo acabaram tendo uma redução drástica no volume de clientes, empreendedores criativos investiram em negócios que variam desde food bikes e food trucks, que vão aonde seus clientes estão; inovações também revolucionaram os cardápios: muitos restaurantes oferecem comida vegana, orgânica e por aí vai.

 

Se você pretende abrir um negócio ou aumentar sua clientela, é importante estar atento a esses detalhes e mais: wi-fi e carregadores são praticamente obrigatórios para os consumidores que não conseguem sair do celular.

 

Uma estratégia que sempre funcionou é a criação de uma programação musical: bares, restaurantes, lanchonetes e até mesmo redes de fast-foods utilizam tanto a música ao vivo quanto som ambiente para melhorar a experiência de cada cliente ao visitar esses estabelecimentos. Em alguns casos, ela é utilizada até mesmo de maneira estratégica. Por exemplo: lojas de fast-food geralmente tocam músicas aceleradas e possuem iluminação fria. Ambas as estratégias fazem com que os clientes tenham uma experiência de compra e consumo dos produtos muito rápida e o tempo de permanência nas lojas é bem inferior à de um restaurante tradicional, por exemplo. Esses truques psicológicos afetam o comportamento dos clientes de uma forma que nem eles mesmos percebem.

 

Já no caso de bares e restaurantes, uma iluminação mais intimista pode fazer com que os consumidores se sintam acolhidos e permaneçam por mais tempo ali. Neste caso, a música ajuda a entretê-los e claro, é comum que eles acabem consumindo mais, pois vão estar entretidos entre amigos e familiares ou curtindo o som, no caso de apresentações ao vivo.

 

Já o som ambiente também pode funcionar para criar o clima desejado para cada tipo de público. Geralmente bares e restaurantes para casais têm decoração mais romântica, mesas menores, luzes mais quentes. Já num bar para solteiros, é normal que o som seja mais descontraído, algumas vezes a música é até mais alta e é comum que os clientes circulem mais pelo ambiente, que geralmente possui uma grande área livre e mesas mais esparsas, além de bancos próximos ao bar.

 

Em ambos os casos, é preciso ficar atento ao volume e à disposição das caixas de som ou da banda na casa: cuidado para não dispor mesas muito próximas às caixas amplificadoras, uma vez que tornaria impossível aos consumidores conversar enquanto assistem à apresentação.

 

É importante também verificar a acústica do local, pois isso pode influenciar negativamente o som ao vivo e, ao invés de agradar os clientes, você pode acabar espantando-os. É sempre bom consultar um especialista para definir o melhor local para um palco ou para que a banda possa se movimentar livremente numa área que não atrapalhe o fluxo de trabalho dos garçons ou o vai-e-vem da clientela.

 

Você também pode utilizar diferentes estilos em dias específicos da semana ou atrações distintas dependendo do horário: na maioria das casas, o horário do Happy Hour conta com música ambiente ou acústica e, mais tarde, há uma banda ao vivo. Esta é uma estratégia para fazer com que os clientes do Happy Hour permaneçam na casa para assistir o show (e consumirem mais). Por último, procure um técnico de som: é ele que vai garantir que o som seja agradável e na altura adequada, além de auxiliar a banda na montagem dos equipamentos. A maioria dos estabelecimentos têm pelo menos uma mesa de som básica e, claro, instalações elétricas adequadas para a montagem, além de caixas amplificadoras. Para evitar problemas, é bom checar com a banda agendada quais os equipamentos de que eles dispõem antes de fechar a contratação.

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.