(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
4Fev

Como anda o clima na sua cozinha?

Você já ouviu falar em Clima Organizacional? O tema é amplamente adotado nas grandes empresas mas em negócios de menor porte ele pode não ser tão conhecido.

Você já ouviu falar em Clima Organizacional? Apesar de o tema ser amplamente adotado nas grandes empresas, em negócios de menor porte e empresas familiares ele pode não ser tão popular.

O Clima Organizacional nada mais é do que um conjunto de indicadores que mostram o quão felizes são os empregados de uma empresa. Há inúmeros parâmetros que podem ser medidos e que afetam diretamente a produtividade, a rotatividade e até mesmo a saúde da sua equipe. Por isso, vale ficar de olho nesse tema.


Cozinhas industriais costumam ser ambientes muito estressantes: longas jornadas de trabalho associadas à pressão de ter que fazer tudo com perfeição e em tempo hábil para garantir a satisfação dos clientes não é nada fácil. Por isso, fique de olho na sua equipe: todos se integram bem e se respeitam? Há muitas brigas? Como é possível criar um ambiente mais colaborativo? Seus empregados se sentem injustiçados de alguma maneira? Estabeleça canais de comunicação para que eles se sintam à vontade para reportar qualquer problema ou incômodo. Se alguma falha for reportada, ouça com o máximo de atenção possível e não se esqueça de dar um feedback caso alguma medida seja adotada para corrigir o problema.


Outra questão muito importante é sobre a segurança da equipe: garanta que todos utilizem EPIs necessários, incluindo sapatos antiderrapantes, para evitar acidentes, cortes e queimaduras, que são os tipos de lesões mais comuns numa cozinha. Também faça a correta manutenção de equipamentos que possam causar acidentes, como mangueiras de gás, tomadas e fontes de energia. Também é muito importante garantir o conforto da equipe através de um sistema de ventilação eficiente, que evita o acúmulo de fumaça e também ajuda a manter a temperatura do ambiente suportável. Lembre-se: nos dias mais quentes, a temperatura da cozinha ultrapassa facilmente os 50º. C, devido à atividade de fornos e fogões.


Por fim, você pode criar planos de carreira, contemplando os funcionários que se destacam em suas funções com cargos melhores ou até mesmo premiações e bônus. Isso ajuda a motivá-los, fazendo com que produzam mais e gera um nível de competitividade saudável, de modo que cada um dará o seu melhor para conseguir o prêmio.


Você também pode estabelecer metas coletivas para incentivar a colaboração entre os empregados, de forma que eles se ajudem para garantir o cumprimento de uma determinada tarefa, que pode ser desde uma faxina até o desenvolvimento de um novo cardápio.  


É importante também fazer reuniões regulares com toda a equipe e até algumas conversas individuais, já que algumas pessoas podem se sentir inibidas em se expor diante de seus colegas. Se achar que é o caso, você pode marcar breves reuniões com cada um de seus colaboradores, para certificar-se de que está tudo bem no ambiente de trabalho e até mesmo pedir sugestões e ideias. Acredite: as pessoas que estão na rotina de uma cozinha geralmente são muito criativas e buscam sempre formas melhores de executar suas tarefas, o que pode trazer economia de recursos e até otimizar o tempo de preparo dos pratos. Quem tem a ganhar? Seus clientes, claro!

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.