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1Fev

Como abrir uma Hamburgueria

Volta e meia alguns negócios “entram na moda” e começam a pipocar por aí. A bola da vez fica por conta das hamburguerias.

Volta e meia alguns negócios “entram na moda” e começam a pipocar por aí. Temakerias, paleterias e food trucks são exemplos recentes e atraíram os investimentos de muitos empreendedores.

A bola da vez, entretanto, fica por conta das hamburguerias. De acordo com informações do InFood, entre 2016 e 2018 elas tiveram o maior crescimento registrado entre outros tipos de estabelecimento mais tradicionais no mercado gastronômico. Várias redes se expandiram e muitos negócios começaram com um cardápio enxuto e se tornaram verdadeiros sucessos. Há hamburguerias para todos os gostos: desde cardápio com opções saudáveis e fitness até outros com propostas ousadas e muitas calorias, como é o caso de estabelecimentos que oferecem entre as opções hambúrguer de costela, por exemplo. Ainda há alternativas veganas e vegetarianas criativas, com hambúrgueres feitos de lentilha, grão de bico, cogumelos, entre outros. Algumas hamburguerias contam até com hambúrgueres bastante sofisticados, como os feitos com carne de wagyu.


Para o empreendedor, é uma oportunidade de entrar num mercado em franca expansão, enquanto os consumidores têm a oportunidade de experimentar sanduiches diferentes e que geralmente são mais baratos que opções como jantares mais completos. Mas o que é preciso saber para quem quer abrir uma hamburgueria? Confira nossas dicas:


- Defina seu público:

Tudo começa com o público que você deseja atender. Alguns estabelecimentos buscam um público jovem e possuem preços mais acessíveis, enquanto outros atraem famílias, mas oferecem opções diferenciadas. A localização do ponto também ajuda a definir sua clientela, já que um ponto em área nobre pode atrair pessoas com maior poder aquisitivo, enquanto um bairro mais modesto atrai clientes de classe C. Qualquer que seja a sua opção, lembre-se que os preços devem ser adequados ao perfil de cada cliente. Enquanto há hamburguerias que trabalham com lanches a preços populares, entre R$ 12-R$25, em alguns locais os lanches podem ultrapassar R$ 50, dependendo dos ingredientes utilizados. Por isso é importante saber o público que se deseja atrair antes mesmo de planejar o cardápio.


- O cardápio:

Uma vez definido o público, está na hora de pensar no cardápio de acordo com a faixa de preços que você pretende praticar. Em geral, as hamburguerias começam com um cardápio enxuto. Algumas carnes têm maior teor de gordura e ajudam a deixar os hambúrgueres suculentos. É o caso da fraldinha e da costela, que têm um preço mais acessível. Já a picanha e o wagyu possuem um custo mais elevado, então é preciso pensar no impacto desses ingredientes no custo final do produto. Já os acompanhamentos para os lanches geralmente são queijos, saladas e molhos, onde é possível variar bastante. Algumas maioneses por exemplo já caíram no gosto dos fregueses: a de azeitona costuma ser uma das favoritas, assim como a de alho.

Você também pode investir em alguns ingredientes diferentes que podem ajudar a atrair e fidelizar o público. Alguns curiosos incluem geléia de bacon, bacon curado artesanal, picles caseiros e feitos com ingredientes de melhor qualidade que os tradicionais industrializados. Encontre seu diferencial e use-o a seu favor!


- Equipamentos:

Uma das razões para um empreendedor investir numa hamburgueria é que de maneira geral, é possível iniciar o negócio com um investimento bem menor do que o necessário para um restaurante, por exemplo. O equipamento essencial é a grelha para preparar os hambúrgueres e uma bancada de trabalho. Saladas, queijos e molhos podem ser preparados e armazenados com antecedência, assim como os pães. Acompanhamentos como batatas fritas e cebolas empanadas sempre caem bem e podem ser compradas já congeladas, sendo apenas fritas na hora de servir. Muitos empreendedores optam por não usar decartáveis em plástico, o que além de mais sustentável, também se decompõem mais rapidamente. É o caso de lanches embalados em papel e que podem até ser transportados em sacolinhas de papel. Há também opções de canudos e copos biodegradáveis, além de embalagens específicas adequadas para armazenar molhos.


- Operação:

Uma vez definidos os itens acima, você pode pensar na operação do seu negócio. Verifique quanto gastará com equipamentos, defina o cardápio e a partir daí você saberá em quanto tempo seu negócio começará a gerar retorno. Em muitos casos, os empreendedores começam sua operação com um cardápio enxuto e até um ponto móvel, como  um food truck, para fugir do aluguel e das especificações rigorosas que existem para estabelecimentos físicos.


Se tiver dúvidas de quais equipamentos adquirir ou como montar sua cozinha para hamburgueria, entre em contato com a Bom Peso. Nossos especialistas estão sempre prontos para entender suas necessidades e indicar os melhores produtos do mercado!

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