(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
29Abr

Reduzindo os custos operacionais no seu estabelecimento

O investimento para montar seu próprio negócio costuma ser bastante elevado. Confira essas dicas para reduzir os custos operacionais no seu estabelecimento.

O investimento para montar seu próprio negócio costuma ser bastante elevado. Já o retorno sobre o valor investido, pode levar anos para chegar. Por isso, é importante que até mesmo antes de construir (se for o caso) ou procurar um ponto para instalar seu restaurante, bar ou lanchonete você tenha atenção a alguns detalhes que vão impactar diretamente no custo operacional do seu negócio. 

- Escolha do ponto:

Pode parecer exagero, mas até mesmo a escolha do ponto pode influenciar no custo operacional do seu negócio. E olha que não estamos falando do preço do aluguel: um lugar fechado, com pé direito baixo ou sem ventilação adequada vai fazer com que você precise investir mais em iluminação e ventilação. Por isso, você pode buscar locais mais bem-iluminados, que aproveitem bem a luz natural e que permitam uma maior circulação de ar. Preste atenção aos horários em que o sol é mais intenso e avalie como isso pode impactar o conforto dos seus clientes.

- Economizando energia:

Sabia que somente a preparação dos pratos de um restaurante é responsável por cerca de 30% do consumo total de energia? Já refrigeradores e freezers consomem até 18% do total. Somados, já estamos falando de quase 50% da sua conta de luz! Por isso, a manutenção preventiva e regular desses equipamentos é essencial para economizar. Na hora de comprar, também é importante considerar o consumo de cada um, uma vez que a diferença de preço entre um equipamento e outro não compensa porque um acaba consumindo bem mais que o concorrente.

Em países como os EUA, já há alguns subsídios fiscais para estimular restaurantes e lanchonetes a adquirir produtos mais eficientes e com menor consumo de energia. Até mesmo equipamentos destinados ao consumidor final já são mais eficazes, como é o caso de aparelhos de ar condicionado e geladeiras do tipo inverter, que prometem economizar até 40% na conta de luz. No longo prazo, o consumidor sente no bolso a redução no consumo de energia. Para saber se freezers e refrigeradores estão funcionando corretamente, faça a manutenção das borrachas de isolamento e também meça as temperaturas diariamente, para verificar se há grande variação entre as medições. Lembre-se que uma variação muito grande pode inclusive comprometer o armazenamento de alimentos e bebidas, que podem estragar.  

- Economizando água:

Para economizar água, você também pode procurar equipamentos que consumam menos e que usem recursos de maneira mais eficiente. Além disso, treinar o staff para identificar possíveis vazamentos e usar água de forma consciente podem ser uma excelente maneira de poupar no final do mês. Torneiras com acionamento automático podem ajudar a conscientizar clientes que têm o hábito de deixar a torneira aberta durante o uso ou até se esquecem de fechá-las. Os vasos sanitários modernos também consomem bem menos água: 6 litros por descarga, enquanto um vaso antigo pode gastar até 60 litros. Ou seja: uma simples troca pode gerar uma bela economia, não é?

- Ventilação e Iluminação:

Além de escolher um ponto que permita uma boa circulação de ar e com uma construção que evite o aquecimento excessivo dos ambientes (em especial a cozinha, já que com o funcionamento de fornos e fogões a temperatura pode facilmente ultrapassar os 50º. C), há diversas opções para garantir uma temperatura confortável. Ventiladores grandes e com aspersores de água caem bem para ambientes abertos. O ar condicionado é indicado para ambientes fechados, mas são mais caros e exigem manutenção regular a cada 6 meses. Já em relação à iluminação, as luzes de LED são imbatíveis: duráveis por até 10 anos, com diferentes aplicações, elas podem ser utilizadas desde a cozinha até o salão e economizam até 90% em relação às lâmpadas fluorescentes, além de serem menos poluentes e praticamente não exigirem manutenção.

Se você tiver dúvidas na hora de escolher equipamentos mais econômicos para o seu estabelecimento, basta passar na Bom Peso! Nosso atendimento é personalizado e temos um time experiente para ajudar você a fazer a melhor escolha! 

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.