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5Jun

Clientes 2.0: como agradar a uma clientela cada vez mais conectada?

O perfil dos clientes mais jovens de lanchonetes, bares e restaurantes mudou muito nos últimos anos. Você sabe como agradar uma clientela cada vez mais conectada?

O perfil dos clientes mais jovens de lanchonetes, bares e restaurantes mudou muito ao longo dos últimos anos: cada vez mais conectados, os novos consumidores têm suas próprias preferências em relação ao consumo de produtos e serviços e os estabelecimentos precisam se adaptar para agradar a todos.

 

Veja a seguir o que é indispensável oferecer para estas novas gerações:

- Wi-Fi:

É muito comum entre os consumidores mais jovens o uso constante da Internet: seja para postar nas redes sociais, compartilhar conteúdos com amigos ou papear no WhatsApp. O que eles querem é estar conectados o tempo todo. Por isso, se você atende o público jovem, oferecer internet de qualidade pode ser um grande diferencial. Se você está preocupado com a conta no final do mês, saiba que é possível oferecer o serviço sob algum tipo de condicionamento, como por exemplo, que eles tenham que fazer check-in no seu estabelecimento para poderem se conectar. Assim, o acesso vira uma cortesia que também gera retorno para o seu negócio, uma vez que você aumentará a visibilidade do seu restaurante nas redes sociais, por exemplo. 

 

- Delivery:

Rappi, iFood e outros são serviços de entrega que estão conquistando os brasileiros: é conveniente, permite escolher entre diversos tipos de estabelecimento e é fácil pagar online. Se você for novo neste tipo de serviço, é importante ter muito cuidado com o prazo de entrega e dar atenção aos reviews dos clientes. Se seu restaurante oferece um cardápio muito extenso, pode ser interessante começar oferecendo apenas os pratos mais populares nos aplicativos. Assim, é possível estimar melhor a demanda e garantir a satisfação dos clientes com um menu que já faz sucesso entre os clientes tradicionais. Cuidado com as embalagens e o manejo dos produtos no transporte, pois dependendo do conteúdo, eles podem chegar revirados para os clientes. E não tem nada mais frustrante do que receber uma pizza cujo recheio escorregou todo para um lado só ou um sushi todo desmontado, não é?

Também dedique algum tempo para responder reclamações e sugestões de quem fizer os pedidos online, já que isso afeta bastante a reputação do seu negócio dentro dos aplicativos. Lembre-se: há diversas opções de estabelecimentos e somente preço ou qualidade não garantem atratividade para seu consumidor em potencial se você tiver reviews negativos, ok?

 

- Check-In:

Outra maneira de se tornar mais popular é criar promoções para seus clientes, que devem realizar alguma ação para receber um benefício (como o acesso ao Wi-Fi, por exemplo). Alguns bares oferecem desconto no chopp para os clientes que façam check-in nas redes sociais, mostrando aos amigos que estão no seu estabelecimento. 

 

- Redes Sociais:

Ter uma página no Facebook ou um perfil no Instagram é uma forma de se manter conectado aos seus clientes, ainda que eles não estejam fisicamente no seu negócio. Você pode promover eventos, shows, novidades do cardápio, promoções e o que mais desejar para atraí-los a visitar seu bar ou restaurante novamente. Criar eventos também é importante. Não esqueça de responder eventuais dúvidas, elogios ou reclamações. Você também pode criar eventos para promover datas específicas. Por exemplo: um show de uma banda ou promoção no happy hour às quarta-feiras.

 

- Google Maps:

Sabia que cerca de 50% dos acessos a um site ocorrem através de dispositivos móveis? Mesmo que você não tenha seu próprio site, é importante que os clientes possam encontrar seu estabelecimento ao buscar “restaurante em Campinas” por exemplo. O cadastro no Google My Business é gratuito e permite aos donos de restaurantes cadastrarem seus negócios, adicionarem fotos, horário de funcionamento, endereço e outras informações importantes para os clientes. Além disso, estar no mapa faz com que você apareça para pessoas que estiverem por perto mesmo que elas ainda não conheçam seu negócio. 

 

Caprichou na divulgação online? Agora que você já deixou todo mundo com vontade de visitar seu estabelecimento, basta dar aquele atendimento e fidelizar mais clientes! E se precisar de equipamentos ou utensílios conte com a gente! 

 

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