(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
1Jul

A importância de ter bons equipamentos na Cozinha Profissional

Pode parecer óbvio, mas muitas cozinhas profissionais pecam no quesito qualidade exatamente por não contarem com uma cozinha profissional adequada.

Pode parecer óbvio, mas muitas cozinhas profissionais pecam no quesito qualidade exatamente por não contarem com uma cozinha profissional adequada para seu estabelecimento. Além da rapidez e qualidade na preparação dos pratos, uma cozinha bem planejada permite a livre movimentação da equipe, garantindo uma boa qualidade do serviço e observa algumas normas que evitam acidentes. 

No caso de equipamentos, tanto a checagem quanto a manutenção preventiva são essenciais e devem ser realizadas no mínimo a cada 6 meses. Freezers e geladeiras com mau funcionamento, por exemplo, comprometem a conservação dos alimentos e podem facilitar a proliferação de fungos e bactérias. Em casos mais extremos, a perda total do estoque, uma vez que não se pode correr risco de servir ingredientes contaminados aos clientes. Da mesma maneira, fogões e fornos mal regulados podem comprometer o ponto correto das preparações. Por isso, nada de bobear: inclua na rotina da cozinha a checagem dos equipamentos com a periodicidade recomendada pelo fabricante e treine sua equipe para reportar qualquer tipo de anomalia detectada, como vazamentos de óleo, gás, barulhos anormais.

 

Com a correta manutenção, os equipamentos profissionais são grandes aliados e ajudam a equipe a lidar melhor com uma grande quantidade de pedidos. Amassadeiras, por exemplo, são essenciais para padarias e restaurantes de massa artesanal. Fornos potentes e fogões industriais fazem toda a diferença na hora de cozinhar pra muita gente. Balanças de precisão são fundamentais para garantir que as receitas deem certo, medindo as quantidades ideais de ingredientes e prevenindo perdas. Além disso, a padronização das receitas é muito importante, já que uma única experiência ruim de um cliente pode fazer com que ele nunca mais volte! Sem contar que, em tempos de redes sociais, uma avaliação negativa pode afetar a opinião de outros consumidores também!

 

Se você estiver começando sua cozinha, a dica é fazer um bom planejamento: desde o espaço disponível entre as diferentes estações de trabalho, disposição de tomadas, encanamento do gás, quantidade de móveis, número de funcionários circulando e quantidade de refeições a serem preparadas. Todos esses fatores devem ser analisados na hora do planejamento, para garantir que a cozinha atenda às necessidades específicas do seu negócio.

 

Também é importante verificar se os equipamentos selecionados são aprovados pela ANVISA, como é o consumo de energia/ gás de cada um, como e quando a manutenção deve ser realizada, disponibilidade e preços de assistência técnica. O ideal é você conversar com quem entenda de equipamentos e possa te indicar. Dê preferência também aos equipamentos que não contêm CFC, um gás que afeta a camada de ozônio, mas infelizmente comum em equipamentos como freezers e geladeiras.

 

A gente sabe também que, em tempos de crise, a tentação de optar por equipamentos usados é grande. Entretanto, o barato pode sair caro: além de não contar com a garantia do fabricante, é comum que equipamentos usados tenham performance inferior, o que pode fazer com que eles consumam mais do que equipamentos novos. Trocas de peças e manutenção também são outros fantasmas que costumam acompanhar os equipamentos usados, uma vez que você nunca sabe se a manutenção preventiva foi efetuada corretamente ou se foi feita alguma “gambiarra”. Sem contar que muitos equipamentos acabam saindo de linha, dificultando a compra de peças.

 

Equipamentos mais modernos também podem ser mais vantajosos: fornos combinados, por exemplo, costumam substituir fritadeiras e bocas de fogão. Além disso, são definitivamente mais seguros, ajudam a criar preparações mais saudáveis e ocupam menos espaço. 

 

Aqui na Bom Peso, você encontra profissionais com décadas de experiência em planejamento de cozinhas profissionais, prontos para ajudar você a montar a sua e também a escolher os equipamentos mais adequados para o seu espaço.

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.