(19) 3755.7900 | (19) 98976.2973
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
17Fev

Quanto custa uma cozinha industrial?

Se você está pensando em abrir seu próprio estabelecimento é importante que tenha uma estimativa real do investimento necessário

Todo negócio começa com um bom planejamento, não é mesmo?

Segundo dados do SEBRAE, um em cada 5 empresas não sobrevive ao segundo ano de atividades e boa parte disso se deve à falta de planejamento e ausência de conhecimentos em gestão.

Por isso, se você está pensando em abrir seu próprio restaurante, bar, padaria, lanchonete ou café, é importante que tenha uma estimativa real do investimento necessário e do tempo para obter o retorno sobre o valor investido. 

Em uma cozinha industrial, o maior gasto é com equipamentos e utensílios. Claro que é importante priorizar aqueles itens que não podem faltar. Com o tempo, você pode ir comprando os demais, à medida que tiver condições de investir mais.

Ainda assim, é preciso também calcular os custos com os móveis de inox, eventuais adaptações e reformas para instalações elétricas, de água, gás, refrigeração, etc. Além dos utensílios e equipamentos, lembre-se que pias, mesas e bancadas industriais devem ser feitos em aço inox, material que previne contaminações e são inclusive uma exigência legal para que a cozinha obtenha o alvará de funcionamento. 

Fornos e Fogões: 

Os maiores gastos geralmente são com os equipamentos prioritários, como fornos e fogões. Claro que a capacidade, o número de funções, marca e consumo de energia também interferem diretamente no valor de cada produto. Vale a pena ficar de olho na garantia, custos de manutenção e consumo de energia também. Afinal, quanto mais eficiente, menos energia será consumida durante o uso, compensando um eventual preço mais alto no produto. 

Refrigeração:

Freezers e geladeiras também podem influenciar bastante nos custos, dependendo do tipo de negócio. Bares, por exemplo, tendem a ter um grande volume de bebidas para gelar, por isso necessitam de muitos desses equipamentos. De novo aqui a dica é optar por produtos que consumam menos energia, já que os freezers e geladeiras funcionam 24 horas por dia. Também é importante ter uma boa noção dos custos de manutenção desses equipamentos, já que uma falha em algum deles pode gerar perda de estoque de bebidas e alimentos, causando prejuízos.

Utensílios:

Esta parte varia muito de acordo com o tipo de negócio a ser montado. Lanchonetes utilizam muitas chapas e grelhas, enquanto uma padaria pode precisar de batedeiras e amassadores mais do que outros tipos de estabelecimento. Por isso, vale visitar outros estabelecimentos semelhantes para ter uma noção e, claro, pesquisar os preços de cada equipamento desejado, listando-os de acordo com a prioridade. Assim, é possível ter uma ideia geral dos custos e, claro, também planejar o que pode ficar para um segundo momento. 

Os móveis:

Móveis de aço inox geralmente são feitos sob medida, já que cada cozinha industrial tem suas particularidades e demanda diferentes utilizações de mesas, bancadas e pias. Por isso, o ideal é contar com uma consultoria especializada para ajudar a projetar sua cozinha e indicar a disposição ideal de móveis. 

Outros gastos a serem considerados:

Não se esqueça que você também deve colocar no papel os custos com azulejos, iluminação, pisos, instalações elétricas, de água e gás, bem como itens de segurança, como extintores, custos de alvarás e consultoria, se optar por contratar alguém. Também cuidado ao tentar economizar, se você não entende muito, pode ser melhor contratar uma consultoria especializada, uma vez que uma cozinha mal planejada pode provocar desde perda de eficiência até acidentes, colocando em risco seus funcionários. A disposição dos equipamentos também é muito importante: fogões próximos de refrigeradores por exemplo ocasionam imenso consumo de energia e, claro, ineficiência no uso dos equipamentos. 

Considerando todos esses itens, o custo médio para montagem de uma cozinha gira em torno de R$ 40 mil, mas isso pode variar muito dependendo do tamanho do seu estabelecimento, é claro!

Na Bom Peso, você encontra a maior variedade de equipamentos, utensílios e vendedores super experientes no ramo para ajudar você a realizar o sonho de abrir seu negócio. Entre em contato por telefone e faça uma visita!

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900 | (19) 98976.2973

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.