(19) 3755.7900 | (19) 98976.2973
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
24Abr

Lições em tempos de crise

Os períodos de crise, como a atual pandemia provocada pelo coronavírus impõem muitas dificuldades, mas também algumas reflexões aos empreendedores.

Em momentos como esses, fica ainda mais evidente a necessidade de ter uma gestão eficiente, que envolve planejamento financeiro e está alinhada com tendências de mercado que afetam todos os setores, como é o caso do e-commerce, por exemplo.Nas últimas décadas, vimos diferentes indústrias serem absolutamente transformadas pela tecnologia: quem é que não se lembra das locadoras de vídeo, hoje substituídas por plataformas como Youtube e Vimeo? E quem já não teve coleções de CDs e discos de vinil e hoje escuta músicas pelo Spotify, monta as próprias playlists e ainda conhece uma infinidade de novos artistas? Quem é que nunca pegou um Uber, se hospedou em um imóvel do AirBnB, procurou hotel no gigante booking.com ou pediu um delivery pelo iFood?

Se pensarmos bem, a forma como consumimos diversos produtos e serviços foi dramaticamente modificada e cabe às empresas se adaptar aos novos tempos, não é mesmo?Quais as lições que podemos tirar de momentos assim? Como olhar para todas essas mudanças e aplica-las ao seu negócio?O primeiro passo é estar atento a essas mudanças: informe-se, faça cursos de aperfeiçoamento, frequente eventos do setor.

Algumas adaptações, como o delivery, podem ser saídas mais óbvias, mas há também muita gente dando um show de adaptação. Enquanto não é possível reabrir a portas, bares, restaurantes, lanchonetes e padarias também tem adaptado seus modelos de negócio e até criado novos serviços para atender os clientes com segurança e em casa!

Exemplos não faltam: padarias que criaram serviços de entrega ou drive-thru, no qual você pode encomendar seu pãozinho fresco e nem precisa descer do carro para pegar. Bares estão entregando bebidas geladas na casa do cliente, com petiscos e tudo, mediante pedido. E quem é que não precisa de um happy hour para tornar a quarentena mais leve e divertida? Alguns bares e restaurantes também colocaram pratos executivos na marmita e fazem entregas e até pedidos de alimentos da feira podem ser feitos online. Como os micro e pequenos empreendedores têm mais dificuldade de acesso a crédito, apesar dos incentivos do Governo, faça também a sua parte e dê preferência para fornecedores locais: que tal aproveitar o tempo de sobra e buscar novos fornecedores locais de bebidas, alimentos, utensílios e equipamentos? Ou ainda, checar os equipamentos de cozinha e fazer uma lista do que precisa de manutenção ou até de substituição?

Outra lição importante é a necessidade de se criar um plano B para momentos como esse. Em tempos normais, muitos empreendedores não se preocupam em ter cadastros de clientes ou investir numa presença digital forte utilizando as redes sociais. Entretanto, esta estratégia salvou muitos negócios que podem utilizar esses canais de comunicação para avisar seus clientes que estão fazendo entregas ou que os clientes podem adquirir vouchers para usar futuramente no estabelecimento e, assim, ajudar o empresário a manter o quadro de funcionários e um mínimo de receita para cobrir as despesas fixas. 

A gente sabe que a crise vai passar e que é questão de tempo, mas também pode ser tempo de nos reinventarmos e ajudarmos uns aos outros, não é? Um abraço e os votos de muita saúde da equipe Bom Peso!

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900 | (19) 98976.2973

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.