2Dez
Falta de embalagens? Entenda e saiba como lidar
Esse é um problema que empresas do mundo todo e de todos os setores estão enfrentando. Saiba como lidar com esse problema.
Quem tem comércio já começou a sentir dificuldades em encontrar alguns tipos de materiais e insumos, em especial as embalagens. Muitos fornecedores estão trabalhando com estoques limitados, e tem sido bastante comum o atraso nas entregas. Para quem trabalha com sistema de delivery, é melhor se adiantar para não ficar sem embalagens e correr o risco de não conseguir atender à demanda dos clientes.
E esse é um problema que empresas do mundo todo e de todos os setores estão enfrentando: em uma pesquisa feita pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), quase 70% das empresas relataram problemas ao buscar matéria-prima no mercado doméstico.
Tudo isso, porque houve uma queima geral durante o período de isolamento e, com a retomada das atividades, as indústrias não estão dando conta de suprir o abastecimento.
Diante deste cenário, preparamos 5 dicas que vão te ajudar a pensar em estratégias para retomar o fôlego e se preparar para um 2021 positivo.
- Estreitar os relacionamentos com seus fornecedores e buscar novas parcerias é uma excelente forma de lidar com momentos de crise: seja transparente, saiba negociar e arrisque ideias criativas e embalagens alternativas.
- Sempre que possível, escolha opções sustentáveis: sabemos que a falta de embalagens de isopor, papel e plástico comprometem possíveis entregas, mas há alternativas biodegradáveis em bambu e, dependendo do seu produto, algumas opções charmosas podem fazer as vezes de embalagem, como embrulhar o pão no papel manteiga ou até usar tecidos como a chita, que dão um charme especial às entregas. Alumínio e vidro são opções recicláveis e que também podem ser usadas.
- Crie ações com seus clientes já fidelizados: a falta no fornecimento de embalagens pode uma ser uma boa oportunidade de presentear seus clientes ou criar ações de incentivo com utensílios que possam substituir o uso de descartáveis. Que tal criar marmitinhas personalizadas que vão de “presente”para o cliente na compra? Ou embalagens de papel kraft, que são mais fáceis de encontrar e usar?
- Realize previsão de demanda: em momentos incertos, calcular uma previsão de crescimento e planejar a compra fica muito mais complicado, mas uma alternativa é atender somente pedidos feitos sob encomenda antecipada. Isso com certeza irá te ajudar a fazer compras mais assertivas. Para estimular seus clientes, que tal fazer uma promo para pedidos feitos com antecedência?
- Inventário e planejamento: antes de momentos sazonais de alto fluxo, é indispensável que seja feito um inventário. Caso precise comprar utensílios e equipamentos ou fazer ajustes estruturais para conseguir atender a demanda, conte com a Bom Peso. Estamos trabalhando com sistema de Drive-thru e nossa loja está aberta em horário de funcionamento habitual, seguindo todas as normas de segurança.