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6Jun

Restaurantes: como aumentar as vendas?

No último ano diversos estabelecimentos comerciais de todas as áreas estão enfrentando uma grande crise econômica.

Restaurantes: como aumentar as vendas?

No último ano diversos estabelecimentos comerciais de todas as áreas estão enfrentando uma grande crise econômica. Bares e restaurantes, assim como outras cozinhas industriais, não estão fora dessa crise. Apesar de comida ser sempre um bom negócio, as pessoas têm gastado menos em saídas e optado mais por reunir amigos em casa, para diminuir os gastos. Quando optam por

sair, gastam menos. Por conta disso, diversos gerentes e donos de restaurantes têm buscado formas de aumentar as vendas e manter seus estabelecimentos, e assim enfrentar essa crise sem grandes perdas.

Corte de gastos

O primeiro movimento a se fazer para diminuir as perdas é o corte de gastos sem prejudicar a qualidade. Como já citado em nossos artigos anteriores, é possível manter o padrão e a boa ambientação do seu negócio com menos gastos, adotando para isso pequenas alterações de rotina no dia a dia, como evitar ar condicionado e luzes acesas em ambientes que não estão sendo utilizados. Treinar seus colaboradores para que evitem o desperdício na cozinha também costuma ter bons resultados.

Outra atitude a ser tomada é o investimento em equipamentos que gastem menos energia. Novos refrigeradores, por exemplo, podem gerar grande economia em longo prazo. Lâmpadas de LED, aquecedores a gás e outras trocas que parecem simples, podem fazer grande diferença nas contas do mês.

A Bom Peso pode te auxiliar nessas trocas, ajudando a escolher equipamentos e suplementos que estejam dentro do seu orçamento e que irão ajudar a diminuir seu consumo.

Atender mais clientes

Se os clientes estão gastando menos, uma boa solução é atrair mais clientes, para manter o mesmo faturamento. Uma forma de atrair mais pessoas é se reinventar, sem nunca diminuir a qualidade do atendimento ou do que está sendo servido. O cliente está cada vez mais exigente, mesmo gastando menos. Manter a qualidade e ainda surpreendê-lo irá garantir a frequência dos habitués, além de atrair novos consumidores para seu estabelecimento. Para isso, é necessário estar sempre por dentro das novidades do mercado e colocar em prática tudo aquilo que seu público poderá gostar. Por conta disso, é essencial que você conheça bem seu público.

Esteja sempre atento ao movimento. Se notar qualquer queda, esteja preparado para responder rapidamente. Promoções, mudanças no cardápio, mudanças no horário de funcionamento, entre outras ações podem acabar dando ótimos resultados. Se você é uma pizzaria a la carte que só atende a noite, por exemplo, porque não começar a servir rodízio na hora do almoço? Ou enviar cupons promocionais para clientes cadastrados que levarem um amigo. Ou mesmo participar de sites de compra coletiva. Em momentos de crise, vale tudo e atitudes como essas acabam gerando uma boa publicidade barata. A criatividade, nessas horas, costuma ser bem recompensada e aumenta as vendas. Mas atenção! Diminuir a qualidade do que é servido, ou mesmo do atendimento, poderá trazer resultados contrários. Lembre-se que um cliente insatisfeito – não importando por onde esse cliente foi conquistado – irá sempre fazer propaganda negativa do seu negócio.

Sonde a concorrência

A crise é a mesma pra todos. Mas se o seu negócio está tendo maus resultados enquanto seu vizinho vive com a casa cheia, está na hora de descobrir o que seu vizinho está fazendo de diferente. Engessar seu estabelecimento nunca é uma boa opção. É importante manter a mente aberta para as mudanças. Isso irá garantir boas vendas.

Visite seu concorrente e o comércio local. Veja o que os clientes estão elogiando em outros estabelecimentos e estude seu negócio internamente para ver onde você está errando. Às vezes, uma pequena mudança de atendimento ou ambientação, por exemplo, pode ser uma saída barata e bem rentável.

 

Por falar em atendimento...

Seja em momento de crise ou não, o bom atendimento é sempre muito importante. Em tempos deredes sociais, mais ainda. Um único atendente preconceituoso ou grosseiro pode levar seu restaurante à falência. Um único cliente mal tratado pode gerar um grande barulho nas redes sociais que irá destruir todo seu negócio.

É óbvio que não há como prever determinados problemas, mas é sempre possível diminuir os riscos. Treinar constantemente seu pessoal pode ajudar a melhorar o atendimento. O cliente precisa se sentir especial. Seja sincero com seu cliente, incentive seus atendentes a olhar nos olhos, a perguntar o nome, a tratar sempre com muito respeito, independentemente de qualquer coisa. O cliente gosta de perceber que o funcionário está dando atenção a ele. Faça com que seu cliente saia do seu estabelecimento satisfeito e feliz.

Conhecer bem seus funcionários também pode ajudar. Em último caso, se houver problemas, lembre-se da máxima de que o cliente sempre tem razão. Mesmo que você discorde do cliente, tente se desculpar e surpreendê-lo. Uma boa resposta nesses casos trará a publicidade, antes negativa, a seu favor.

 

Ambiente

Não adianta você ter um cardápio impecável e um excelente atendimento se seu ambiente não é convidativo. E não estamos falando de grandes produções! Pequenas atenções fazem o cliente se sentir em um local mais aconchegante. Higiene deve ser sempre impecável. Muito importante também manter sempre a dedetização em dia. Lembre-se que comida pode atrair animais e insetos indesejáveis. Toalhas manchadas devem ser descartadas, assim como louças quebradas. A higienização das louças também é de total importância: ninguém gosta de receber um copo ou garfo com marca de batom.
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