(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
27Set

Massimo Bottura abre restaurante comunitário no Rio

Dono de três estrelas Michelin e brasileiro se uniram recentemente e criaram o Refettorio Gastromotiva – um restaurante comunitário que oferece refeições gratuitas.

Massimo Bottura abre restaurante comunitário no Rio

Massimo Bottura – dono de três estrelas Michelin e o título de melhor restaurante do mundo com sua Osteria Francescana – e o brasileiro David Hertz se uniram recentemente e criaram o Refettorio Gastromotiva – um restaurante comunitário que oferece refeições gratuitas para a população carente. Inaugurado no dia 9 de agosto, os chefs pretendem fechar o ano tendo fornecido aproximadamente 19 mil refeições.

O restaurante, baseado no modelo do Refettorio Ambrosiano, contará ainda com a participação dos chefs Alex Atala, Alain Ducasse, Joan Roca e outros grandes nomes da gastronomia.

O Refettorio Gastromotiva terá também uma escola de gastronomia para formação de novos chefs e ajudantes de cozinha, além de palestras e chefs convidados do mundo todo.

O que é um restaurante comunitário?

A ideia de restaurante comunitário envolve utilizar ingredientes excedentes em perfeitas condições de consumo e que não sofreram manipulação para o preparo das refeições, que são fornecidos gratuitamente para a população carente. Esses restaurantes trabalham em parceria com hortifrutis e mercados que fornecem esses ingredientes, que infelizmente seriam descartados. Segundo o chef David Hertz, só no Rio de Janeiro, dos cerca de 120 caminhões que saem da Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa-Rio), 20 acabam retornando e esses alimentos são descartados. Dessa forma, além de ajudar a população de baixa renda, o restaurante contribui para evitar esse desperdício.

Como montar um restaurante comunitário?

Se você gostou da ideia e gostaria de montar um restaurante com a mesma proposta na sua região, saiba que não é tão difícil. O investimento inicial deverá incluir a reforma do local, equipamentos e utensílios de cozinha e móveis para a área onde a comida será servida, como mesas e cadeiras. É possível conseguir financiamento através de patrocínio de empresas privadas ou através de crowdfunding, por exemplo.

Para maiores chances de resultado, lembre-se de prestar atenção nos seguintes itens:

·         Localização: Procure por um local de fácil acesso para o público que irá consumir em seu restaurante. Esse lugar também deve ser bem movimentado, por isso deve ter um bom espaço.

·         Documentação: Pesquise pela sua cidade ou região qual a documentação necessária para a abertura de um restaurante.

·         Segurança: Atente-se à segurança do local.

·         Higienização: Preste bastante atenção às normas de higiene, que devem considerar desde o armazenamento até o preparo, limpeza regular e a forma como os alimentos serão servidos.

·         Contatos: Entre em contato com chefs da sua cidade e verifique o interesse deles em ajudar no seu projeto. Além de eventualmente ajudar no preparo do cardápio e do preparo das refeições, eles também poderão ajudar atraindo outros chefs do círculo de amizade deles.

Equipamentos e utensílios: É possível comprar bons equipamentos e utensílios sem grandes gastos. Na Bom Peso, contamos com linhas para todas as necessidades e valores. Antes de montar seu projeto, faça um orçamento com a gente!

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.