(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
11Nov

Dicas para abrir um restaurante saudável

Pensando em abrir um restaurante saudável? Agora pode ser a hora certa! Cada vez mais, é possível perceber uma tendência de aumento no segmento de alimentação

Pensando em abrir um restaurante saudável? Agora pode ser a hora certa! Cada vez mais, é possível perceber uma tendência de aumento no segmento de alimentação saudável e os números estão aí para provar: segundo pesquisa da Euromonitor, em 2015 o Brasil movimentou um volume de US$ 27,5 bilhões de dólares no mercado de alimentos e bebidas saudáveis, tornando-se o 5º maior mercado nesse setor. Ou seja, há potencial e espaço de sobra para crescer nessa área, sendo a oportunidade perfeita para quem sonha em investir num público que valoriza a alimentação equilibrada e nutritiva.

Mas como aproveitar essa necessidade do mercado e investir num negócio de sucesso? Compartilhamos com você algumas dicas para abrir um restaurante saudável.

 

Cardápio:

Não existe apenas um tipo de cardápio para restaurantes saudáveis: cada local segue um menu de acordo com as preferências e estilo do chef ou proprietário.

Primeiro, é preciso definir as opções que o restaurante irá oferecer: comida orgânica, menu livre de frituras, sem glúten, diet/light, ovo-lacto-vegetariana ou vegana (quando nada de origem animal é utilizado na preparação da comida, em nenhum momento). Também deve ser definido se o restaurante será um buffet self-service ou com serviço a la carte.

Nada impede seu cardápio de ser flexível, mas lembre-se de que a equipe da cozinha deverá estar preparada para oferecer diversas opções e saber como explorar os alimentos de forma criativa.

 

Público:

Um estudo de mercado sempre é importante antes de iniciar qualquer empreendimento: você precisa saber escolher a região em que irá abrir seu restaurante e se o público do local será receptivo ao novo negócio.

Muitas vezes, não basta apenas abrir um restaurante. É preciso que seu público-alvo esteja lá, que a região ofereça um bom fluxo de clientes em potencial e seja de fácil acesso.

 

Estrutura e equipe:

Como todo restaurante, é necessário ter uma boa estrutura para abrigar a cozinha industrial, o estoque e a área dos clientes, que inclui os banheiros, o salão para as mesas e o caixa.

No caso do preparo de alimentos sem glúten ou sem lactose, é extremamente importante que a cozinha tenha uma estrutura adequada para separar os instrumentos utilizados e armazenar cada alimento separadamente, para evitar qualquer tipo de contaminação.

A equipe da cozinha deve estar apta a trabalhar de um modo diferente da maioria dos restaurantes que servem buffet e treinamentos específicos nas áreas de: culinária saudável, orgânica, sem glúten e sem lactose podem ser úteis para que os funcionários saibam aproveitar os alimentos e oferecer o melhor cardápio possível.

 

Vigilância Sanitária:

Como em qualquer outro restaurante, é muito importante que sempre sejam observadas as exigências da Vigilância Sanitária (Anvisa) ao abrir um estabelecimento que prepara e vende alimentos de qualquer tipo, por questões de segurança alimentar e para evitar problemas de legalização do seu negócio.

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.