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18Nov

Como montar uma padaria

Você está em busca de uma nova oportunidade de negócios? Apesar da crise, o mercado de alimentação é um dos que mais cresce no Brasil.

A seguir, vamos te dar um passo-a-passo de como montar uma padaria de acordo com a região onde reside e com o público-alvo desejado. 

De maneira geral, as padarias podem ser classificadas em quatro tipos: 

Boutique:

As padarias dessa categoria geralmente estão localizadas em bairros nobres, onde o público frequentador tem maior poder aquisitivo e é também mais exigente. Desta forma, os produtos de fabricação própria costumam ser mais refinados e os preços são mais elevados. Este tipo de negócio também requer um investimento maior em decoração, serviço e ingredientes mais elevado, por isso, pesquise bastante e visite locais com o mesmo perfil caso pense em um negócio deste tipo. Dependendo do perfil do seu público, você também pode oferecer itens importados, como geleias, chocolates, queijos e vinhos. Antes de fazer um investimento tão alto, entretanto, é interessante identificar qual é a demanda dos clientes em relação a esse tipo de produto, para evitar que eles acabem encalhados nas prateleiras.

 

De serviço:

Essas lojas oferecem diversas opções e funcionam ao mesmo tempo como padaria, restaurante, fast food e até bar. Comumente localizadas em áreas de grande circulação, próximas a grandes centros comerciais, por exemplo, as padarias de serviço costumam oferecer opções de café da manhã, almoço executivo, marmitas e lanches rápidos, buffets de chá da tarde e jantar, além dos produtos de fabricação própria, que também são alternativas práticas para quem quer levar sua comida para o trabalho ou para casa, ao final de um dia cansativo.

 

De conveniência:

São aquelas famosas padarias de bairro, que o cliente frequenta bastante por morar perto. Além de produtos de confeitaria, como pães, bolos, frios e outros, também é possível encontrar nesses estabelecimentos uma espécie de minimercado, com itens de consumo que geralmente se encontraria em um supermercado. Algumas delas possuem até hortifrutigranjeiros e açougue, oferecendo aos clientes a comodidade de encontrar tudo que precisam num único lugar.

 

Pontos quentes:

Esse tipo de padaria é bastante comum em alguns países da Europa e vem se popularizando no Brasil. Em geral, trata-se de estabelecimentos menores, que já recebem os produtos prontos (pães congelados, salgados e bolos pré-prontos), que são apenas assados no local. Essas lojas podem ser interessantes porque requerem um investimento em equipamentos, espaço e mão-de-obra menor que os demais tipos acima.

 

Próximos passos:

Depois de definir o tipo de estabelecimento que deseja abrir, você precisa definir o ponto. Para isso, certifique-se de conhecer bem o público-alvo desejado e baseado nisso, encontre o local adequado para o seu negócio. O imóvel deve ser de fácil acesso para seus clientes e é preciso avaliar se o local atende às necessidades da sua padaria: estacionamento para clientes, local de carga e descarga de mercadorias, se a documentação do imóvel está em dia junto à prefeitura, se as instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto estão funcionando perfeitamente e se o imóvel precisará de algum tipo de reforma para abrigar seu negócio. Nesta fase, também é importante conhecer as normas da ANVISA e da Prefeitura de sua cidade para o tipo de estabelecimento que deseja abrir.

 

Definidos esses itens, é hora de pensar no projeto da padaria. Os equipamentos básicos necessários são: fornos, amassadeiras, cilindros, modeladores, divisores de massa, assadeiras, armários de fermentação, balanças e mesas de preparo. A quantidade e capacidade de cada equipamento depende muito da sua demanda, bem como da eficiência das instalações.

 

Se você tem dúvidas sobre qual o equipamento ideal para o seu negócio ou como montar um projeto adequado para sua empresa, entre em contato com nossos consultores: eles são especialistas experientes e com certeza poderão contribuir para que sua padaria seja um sucesso!

 

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