(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
2Mai

Como escolher sua frigideira

A escolha da frigideira deve ser cuidadosa, uma vez que muitas delas são indicadas para alguns tipos de preparação, mas não para outros.

Talvez a panela mais versátil em toda cozinha, da amadora à profissional, seja a frigideira. Utilizada para saltear legumes, grelhar carnes, peixes e aves, finalizar pratos e fazer frituras com perfeição, ela é um verdadeiro coringa para todos os chefs e aspirantes a cozinheiros.

 

Entretanto, a escolha da frigideira deve ser cuidadosa, uma vez que muitas delas são indicadas para alguns tipos de preparação, mas não para outros.

 

Os critérios de escolha geralmente envolvem: material, revestimento e tipo de fogão. Confira como escolher a frigideira ideal:

 

Material:

 

As frigideiras mais comuns (e mais baratas) são as de alumínio. Leves e com bom custo-benefício, elas podem ser muito úteis no dia a dia, especialmente para quem busca utilizar menos gordura no preparo dos alimentos. Isso porque a maioria delas vem com revestimento antiaderente em teflon ou cerâmica.

Em cozinhas profissionais, as frigideiras em aço-inox ou titânio também são muito utilizadas, pois distribuem melhor o calor, são mais resistentes a riscos, abrasivos e têm uma vida útil bem maior que as de alumínio.

Outros materiais incluem frigideiras e chapas de ferro, imbatíveis no preparo de carnes, de acordo com diversos chefs experientes. Há ainda, as de cobre, que conduz muito bem o calor, mas podem ser danificadas em contato com alimentos ácidos.

 

As de alumínio geralmente são mais finas que as demais também, o que torna-as mais sensíveis a temperaturas muito elevadas. Por isso, a vida útil dessas frigideiras acaba sendo a menor entre todas essas opções. Para uso em temperaturas muito altas, as de inox e titânio seriam as mais indicadas. Entretanto, é preciso ter cuidado, pois elas não dispõem de cobertura antiaderente e podem queimar os alimentos.

Revestimento:

Em relação ao revestimento, existem opções de frigideiras em ferro esmaltadas, que são antiaderentes. A vantagem é que este tipo de esmalte costuma ser bem mais resistente que o Teflon e a cerâmica, garantindo maior durabilidade. Já materiais como o inox e o titânio não dispõem de antiaderentes, mas em compensação, não soltam materiais tóxicos no decorrer do tempo. Já os esmaltados, revestimentos cerâmicos e sobretudo o teflon devem ser descartados assim que apresentem riscos ou descamações, pois apresentam potencial cancerígeno.

Tipo de fogão:

Nem todas as frigideiras podem ser utilizadas em diferentes fogões. Os fogões a gás geralmente atingem temperaturas mais elevadas que os fogões elétricos, o que pode danificar panelas menos resistentes ao calor, como é o caso do alumínio e do cobre.

 

Por isso, para garantir a durabilidade das frigideiras de alumínio, são mais indicados os fogões elétricos.

 

Já os fogões com placas vitrocerâmicas permitem apenas o uso de panelas ferromagnéticas, ou seja, que contenham ferro ou níquel em sua base.

 

Agora que você já sabe tudo sobre frigideiras, corra para a Bom Peso e escolha a sua. Se tiver dúvidas, consulte nossos especialistas: eles estão sempre prontos para ajuda-lo(a)!

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.