(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
12Mai

Utensílios indispensáveis na sua cozinha, segundo um chef

Para não cair em nenhuma armadilha, preparamos uma lista com os equipamentos essenciais a toda cozinha, de acordo com uma chef experiente.

Cozinheiros profissionais ou amadores sempre sonham com uma cozinha super equipada, cheia de equipamentos, eletrodomésticos super potentes, panelas carésimas e uma variedade infindável de acessórios. Mas será que precisamos de tudo isso mesmo?

 

Para não cair em nenhuma armadilha, preparamos uma lista com os equipamentos essenciais a toda cozinha, de acordo com uma chef experiente. Confira:

 

1.    Tábua de corte: esse com certeza é um utensílio essencial. Não apenas para apoiar os alimentos e cortar os mais variados ingredientes, mas também para garantir a segurança alimentar de todos os itens manipulados na cozinha. O ideal é ter uma tábua reservada para diferentes tipos de alimento:

- branca: dedicada ao corte de queijos e laticínios

- azul: peixes e frutos do mar

- verde: frutas, verduras e legumes

- vermelha: carnes vermelhas

- amarela: aves

- lilás: assados e embutidos

 

Em relação ao material, o mais indicado é o polietileno. Nas cozinhas profissionais de bares e restaurantes, o uso deste material é obrigatório de acordo com a ANVISA. Já as cores, são apenas sugeridas, para ajudar os usuários a identificar mais facilmente as tábuas adequadas para cada alimento. Em casa, você pode ter tábuas de outros materiais, como bambu, vidro, metal e madeira. Contudo, lembre-se que é importante higienizá-las corretamente para evitar contaminações.

 

2.    Faca do Chef: claro que, numa cozinha profissional, há uma infinidade de facas para garantir agilidade no trabalho da equipe de cozinha. Já em casa, você não precisa de tanta precisão (e nem tantas opções). Além disso, os conjuntos de facas profissionais costumam ser muito caros, mas há opções nacionais mais baratas e que podem servir às suas aventuras na cozinha. A faca do chef é a mais indicada porque permite cortes precisos e pode ser aplicada a diferentes tipos de cortes e alimentos. Por isso, pode ser uma boa sugestão para quem deseja adquirir, aos poucos, facas de boa qualidade.

 

3.    Almofariz: é um recipiente aacompanhado de pilão utilizado para triturar ou moer temperos, nozes e outros itens a serem utilizados na cozinha. Pode ser utilizado como uma espécie de processador manual e ajuda a extrair o aroma de condimentos. Com ele, pode-se preparar molho, como o pesto. O almofariz é encontrado em materiais diversos, que variam de metais como o inox, a pedras como pedra-sabão, mármore e madeira. Basta escolher o seu!

 

4.    Panelas: de vidro, de cobre, de inox, de alumínio, de ferro, com revestimento ou sem? As opções são inúmeras, mas os chefs recomendam panelas mais grossas (especialmente no fundo), pois distribuem melhor o calor. Panelas muito finas são pouco resistentes à chama forte do fogão, especialmente se tiverem algum tipo de revestimento antiaderente, como a cerâmica ou o teflon. Por isso, invista num jogo de panelas grossas, que costumam ser mais caras, mas cuja durabilidade compensa. Entre as preferidas dos chefs, estão as panelas de inox, que são práticas, costumam durar décadas e não liberam resíduos sobre os alimentos, como acontece com o alumínio e o ferro. Por outro lado, essas panelas geralmente não possuem revestimento antiaderente, exigindo o uso de óleo e destreza do cozinheiro para evitar que os alimentos grudem.

 

5.    Utensílios: nós sempre optamos pelos mais básicos, como as colheres de servir, escumadeiras, conchas. Mas alguns acessórios, como a pinça, podem ajudar muito na hora de virar uma carne na panela sem furá-la, por exemplo. Alguns cuidados na escolha dos materiais também são importantes: se você usa panelas com revestimento, opte por utensílios de nylon ou silicone, para não danificar as panelas. Se preferir os de metal, prefira o inox ao invés do alumínio, que não liberam resíduos nos alimentos e costumam ser mais resistentes. Já utensílios em madeira precisam de cuidado extra na higienização para evitar contaminação e acúmulo de resíduos de alimentos.

 

6.    Mixer: meio-termo entre o liquidificador e o processador, portátil e que pode ser utilizado em recipientes diversos, desde panelas a travessas e até pratos. O mixer é um curinga: barato, fácil de utilizar e ainda pode preparar sopas, cremes, purês e bebidas.

 

7.    Outros itens: ok, a gente sabe que esses utensílios são apenas o básico do básico. Mas adquirindo itens de qualidade, você pode aos poucos equipar sua cozinha com outros acessórios, inclusive de uso profissional: termômetro, balança, eletrodomésticos diversos... enfim, a gente sabe eu a tentação é grande. Por isso, conte sempre com a equipe da Bom Peso para te indicar os produtos de melhor qualidade e mais adequados às suas necessidades do dia-a-dia. Venha nos visitar! 

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.