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27Jun

Quais os maiores desafios de um restaurante?

Todo negócio exige muita dedicação e atenção aos detalhes por parte de seus gestores. Por isso, confira nossas dicas para melhorar seu negócio e dar a ele vida longa

Todo negócio exige muita dedicação e atenção aos detalhes por parte de seus gestores. No caso de restaurantes, entretanto, a crescente busca por comida de alto nível, aliada à complexidade do atual cenário econômico e à diversidade de exigências dos clientes torna este segmento um verdadeiro desafio, em que apenas os melhores sobrevivem. Por isso, confira nossas dicas para melhorar seu negócio e dar a ele vida longa:

 

1.     Clientes exigentes: os consumidores, de maneira geral, estão cada vez mais exigentes. Com a popularização da gastronomia, aliada ao destaque de profissionais de cozinha na mídia, criamos novas necessidades que não eram tão presentes no Brasil a alguns anos: a preocupação com a apresentação do prato, o uso inovador de ingredientes, a constante renovação para evitar que o consumidor se canse do menu e vá correndo para a concorrência. Além disso, também temos as mais diversas restrições alimentares, que precisam ser consideradas na hora de montar um cardápio: opções sem glúten, sem lactose, vegetariana, vegana, pratos para crianças, para diabéticos... neste aspecto, é importante considerar uma consultoria nutricional para validar as receitas. Não existe nada mais frustrante do que ir almoçar com um amigo vegano, por exemplo e ele simplesmente não ter nenhuma opção. Convenhamos: ninguém vai a um restaurante pra pedir só os acompanhamentos, não é? Ao pensar nesse público, você ainda tem chances de conquistar clientes fiéis, já que a oferta de cardápio para este público ainda é bem restrita.

 

2.     Planejamento redobrado: ao oferecer uma variedade de opções no cardápio, você também precisará se planejar melhor para evitar o desperdício. Se estiver testando um novo cardápio, é melhor aumentar a frequência das compras e ter certeza de que as novas opções caíram no gosto dos clientes antes de adquirir uma quantidade muito grande de ingredientes, que podem acabar estragando caso não haja saída dos pratos. Também tome cuidado para não subestimar a demanda e frustrar seus clientes ao deixar faltar itens para fazer um determinado prato. Se isso acontecer, é melhor pedir aos garçons que informem de antemão o que não está disponível, para evitar que o cliente escolha justamente o que não tiver naquele dia. Cardápios sazonais (exemplo: cardápio especial de inverno), eventos como formaturas, aniversários e afins podem exigir atenção ainda maior: neste caso, há uma responsabilidade direta com o sucesso do evento. Falhar no planejamento certamente vai arruinar a comemoração do seu cliente e render muitos convidados insatisfeitos!

 

3.     Serviço: de nada adianta ter um menu delicioso e elogiado pelos clientes se o serviço for ruim. Treine sua equipe com regularidade para recepcionar os clientes de forma adequada, ter um serviço rápido e organizado. Quem nunca deixou de ir a um restaurante porque teve uma experiência muito ruim com um garçom grosseiro ou muito distraído, para o qual era preciso pedir mais de uma vez por uma bebida, por exemplo? Se vcoê tiver lotação em algum determinado horário, também é bom pensar num fluxo para organizar os clientes que cheguem quando a casa já estiver lotada. Você pode ter uma área reservada à espera e oferecer algumas porções rápidas e bebidas até que a mesa desejada fique pronta. Para organizar a fila, conte com uma ou duas recepcionistas pacientes e que possam direcionar o fluxo de clientes adequadamente conforme a disponibilidade de mesas.

 

4.     Surpreenda: por fim, surpreenda seu cliente! Você pode agregar um serviço de manobrista para evitar o transtorno de procurar vagas o tempo todo, uma área de playground com monitoria para crianças, se seu restaurante for do tipo “família” ou oferecer bebidas de boas-vindas para casais. Se seu menu for exótico e oferecer pratos desconhecidos do público, pense num formato de menu degustação, onde é possível experimentar diversas opções por um valor fixo. Durante o inverno, busque opções mais calóricas, já que o frio aumenta a sensação de fome. Você pode, ainda, agregar vinhos e outras bebidas que possam ser consumidas à temperatura ambiente. Além de dar um charme especial ao restaurante, essas bebidas podem ainda ajudar a aumentar o ticket médio do seu estabelecimento.

 

Precisando de ideias? Quem sabe novas taças e pratos para servir o cardápio de inverno? Venha para a Bom Peso e encontre tudo que você precisa para tornar seu restaurante um sucesso!

 

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