(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
12Set

Conheça os aditivos químicos utilizados na indústria

Além desses problemas que geram grandes escândalos, há também ameaças silenciosas, mas que também podem representar riscos à saúde.

A alguns meses, uma das grandes polêmicas nacionais foi a informação de que algumas das maiores empresas de processamento de alimentos misturava papelão às carnes. Uma grande rede de fast foods foi condenada depois de ser acusada de utilizar amônia para mascarar o uso de hambúrgueres vencidos. Outras “curiosidades” envolvem ainda o recolhimento de lotes inteiros de produtos enlatados por conterem quantidades superior à permitida de pelos de roedores. Pois é. Infelizmente, é raro adquirir produtos industrializados de qualidade satisfatória. Além desses problemas que geram grandes escândalos, há também ameaças silenciosas, mas que também podem representar riscos à saúde.

 

Conheça a seguir alguns dos ingredientes adicionados às comidas prontas, congelados, enlatados e processados de maneira geral e saiba quais os riscos à saúde:

 

- Aromatizantes e flavorizantes: como o próprio nome diz, esses ingredientes são utilizados para intensificar o aroma e o sabor de determinados alimentos. Isso porque, durante o processo industrial, a comida é cozida e depois congelada. Neste processo, perde-se o sabor e, ao aquecê-la, o aspecto seria de comida velha requentada. Por isso, os fabricantes lançam mão de aditivos para ajudar a dar um cheiro atrativo ao prato e reforçam o gosto também. Por isso a quantidade de sódio encontrada num alimento industrializado é muito superior ao uso caseiro do sal, por exemplo. Um dos mais conhecidos flavorizantes é o glutamato monossódico. Além de contribuir para o desenvolvimento de quadros de pressão alta, retenção hídrica, esse ingrediente também pode fazer com que o paladar se acostume com o excesso de sabor. Assim, ao consumir o alimento in natura, sem aditivos, as pessoas tendem a acha-los sem graça. Por isso, vale moderar no consumo!

 

- Corantes: para dar mais cor aos alimentos e bebidas, as indústrias lançam mão de corantes artificiais, que podem ser encontrados em refrigerantes, sucos, balas, biscoitos e outros itens industrializados. Este ingrediente pode causar alergias em pessoas sensíveis, além de oferecer outros riscos. Um estudo recente revelou que uma marca famosa de refrigerantes utilizava na bebida um corante com potencial cancerígeno.

 

- Conservantes: imagine um alimento como o leite, por exemplo, cuja durabilidade gira em torno de dias, de repente ficar lá na prateleira do supermercado por períodos de até 2 anos? Pois o que torna isso possível é justamente o conservante. Ok, a gente sabe que nem todo mundo teria acesso a alimentos frescos diariamente, mas saiba que este ingrediente também é capaz de provocar alergias, urticária e até asma.

 

- Estabilizantes: este grupo de aditivos tem como objetivo manter as características de um determinado produto, tais como crocância ou maciez. São utilizados em itens como sorvetes, pães e massas, mas podem ser encontrados em diversos outros alimentos processados.

 

Agora que você já sabe as funções e riscos de cada um desses aditivos, que tal rever o consumo de produtos desta categoria? A gente sabe que é quase impossível se abster totalmente do consumo de produtos industrializados, mas já há diversas opções com teores reduzidos de sódio, açúcar, gorduras e que possuem menores quantidades de conservantes, por exemplo. Além de ser uma grande tendência, o uso de alimentos frescos e na medida do possível orgânicos ainda pode ajudar restaurantes a atrair clientes preocupados com a saúde. Este é um mercado crescente e a própria indústria e grandes redes de fast foods já observaram esta tendência e buscam oferecer opções mais saudáveis em seus menus. Que tal aderir você também?

 

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.