(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
26Set

Gastronomia sustentável: você já pensou nisso?

Estima-se que quase 50% dos alimentos produzidos é descartado antes mesmo de chegar à mesa dos brasileiros

O termo “gastronomia sustentável” ainda é bem pouco utilizado e conhecido, até mesmo entre os profissionais de cozinha. Entretanto, é inegável o impacto que toda cadeia produtiva de alimentos tem sobre o meio ambiente, a qualidade dos alimentos de que dispomos e até o preço final da comida. Isso sem contar que deveríamos pensar mais em economia de energia, reciclagem e consumo consciente.

 

Quer saber como tudo isso se aplica ao seu bar, restaurante ou lanchonete? Então continue lendo este artigo!

 

Estima-se que quase 50% dos alimentos produzidos é descartado antes mesmo de chegar à mesa dos brasileiros. Aquele tomate que é pequeno demais ou que levou uma batidinha pode ser simplesmente descartado ainda no campo ou nos centros de distribuição de alimentos. Produtos mais sensíveis, como alface também são frequentemente jogados no lixo porque perderam umas folhas ou murcharam por conta do calor. É inadmissível pensar que a nossa cadeia produtiva descarte quase metade de tudo que produz! O que você pode fazer para contribuir com a redução desses índices?

 

1.     Busque fornecedores locais: a agricultura familiar é responsável por 70% da produção agrícola. Ao comprar diretamente de pequenos produtores, você estará apoiando a economia local, além de oferecer produtos mais frescos aos seus clientes, já que não há intermediários. Por isso também o desperdício e o descarte de alimentos acaba sendo menor. Assim, você economiza e garante mais qualidade nos insumos. Para evitar o desperdício de alimentos, você também pode investir num bom planejamento do cardápio, evitando a sobra de ingredientes. Caso você veja que exagerou, ainda é possível entrar em contato com alguma instituição de caridade da cidade e oferecer os itens sobressalentes como doação, antes que eles estraguem. Assim, todo mundo se ajuda e você contribui para minimizar a perda de alimentos. Algumas instituições, como SESI, por exemplo, oferecem boas alternativas para o aproveitamento de partes de frutas e verduras que normalmente são descartados, tais como: talos de brócolis, espinafre, cascas de batatas, bananas, melancias, laranjas. Imagine a diferença que essas supostas sobras podem fazer na vida de quem não tem acesso à uma alimentação de qualidade? Pratique a cidadania e faça a sua parte! Pontinhas de cenoura, cascas de alho, cebola, alho poró e outros legumes também podem servir como base para um delicioso caldo, que pode ser utilizado em diversas preparações.

2.     Reciclagem: já pensou na quantidade de lixo que uma cozinha industrial gera? Pois você pode começar a separar os resíduos e enviá-los para cooperativas de reciclagem em sua cidade. Outra opção é dar prioridade para fornecedores que utilizem poucas embalagens, especialmente se forem de plástico, isopor e alumínio, que são materiais que demoram muito para se decompor. Uma alternativa inclui ainda repensar o uso de plásticos dentro da sua própria cozinha industrial: substitua os recipientes plásticos pelos de vidro para armazenar ingredientes, reduza o uso de plástico filme, alumínio e saquinhos plásticos, que, apesar de práticos, também contribuem para o acúmulo de lixo.

3.     Uso consciente de energia: sem dúvida, o consumo de energia elétrica e gás dentro de uma cozinha é elevadíssimo. Geladeiras, fogões, equipamentos e utensílios em geral demandam muita energia. Isso sem contar o uso de outros recursos, como a água, na limpeza diária. Já existem alternativas viáveis para implementação de placas solares, que contribuem para a redução do uso de energia. Outra solução simples é a substituição de lâmpadas fluorescentes pelas de LED, que economizam até 90% de energia. A disposição de geladeiras e freezers longe de fontes de calor, como fogões e fornos também pode ajudar na economia de energia. Por isso, é essencial ter um bom projeto na hora de montar sua cozinha. A manutenção de borrachas de fornos e geladeiras também ajuda a manter esses equipamentos operando com máxima eficiência e economizando. Caso você use equipamentos muito antigos, que costumam consumir mais energia, vale considerar se não é hora de substituí-los.

 

Gostou das nossas dicas? Se tiver dúvidas sobre projetos de cozinhas industriais ou manutenção de equipamentos, entre em contato com a gente! Dispomos de mão de obra especializada e mais de 40 anos de experiência para ajuda-lo!

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.