(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
13Out

Refratários, escolha o seu!

Você sabe como escolher o melhor refratário para cada ocasião? Confira nossas dicas!

Os refratários são grandes curingas na cozinha. Podem ser utilizados tanto para auxiliar no preparo quanto na hora de servir os alimentos e até ajudar a compor uma mesa chique.

 

Mas você sabe como escolher o melhor refratário para cada ocasião? Confira nossas dicas:

 

Hoje em dia, é fácil encontrar refratários em uma infinidade de materiais distintos: silicone, alumínio, inox, teflon, cobre, cerâmica, porcelana, vidro temperado, madeira, bambu, pedra, ferro... sãp tantas opções, não é mesmo?

 

Será que todas elas valem a pena?

 

Enquanto alguns dão aquele charme à mesa, como é o caso da madeira e bambu, eles não são recomendados para preparações quentes. Isso porque obviamente não podem ir ao fogo. Além disso, servir alimentos quentes nesses recipientes pode manchá-los, comprometendo a aparência das peças. Por isso, prefira utilizá-los para dispor ingredientes gelados ou em temperatura ambiente, tais como saladas, queijos, frios em geral e frutas. É importante que as madeiras recebam tratamento prévio próprio para permitir lavagem e armazenamento de alimentos sem comprometer sua saúde. Em alguns casos, as peças tendem a apresentar rachaduras e facilitam a proliferação de mofo e fungos, por isso evite utilizar utensílios que possam provocar ranhuras e nunca deixe as peças molhadas ou úmidas por muito tempo. O ideal é lavá-las e secá-las rapidamente após o uso.

 

Já as peças de cerâmica, porcelana, vidro, alumínio, inox, teflon, cobre, pedra e ferro podem ser aquecidas na boca do fogão ou utilizadas no forno. No caso de cerâmica e porcelana, é preciso ter cuidado com choques térmicos, que podem provocar rachaduras nas peças. O mesmo vale para as panelas de pedra, que, apesar de mais resistentes, também podem rachar.

 

Já os refratários em vidro temperado geralmente resistem a temperaturas mais altas. Os recipientes em alumínio são baratos e comumente utilizados na preparação de pizzas, bolos e assados em geral. Entretanto, essas formas costumam ser bem finas, o que pode fazer com que os alimentos acabem grudando, assim como o inox. Nesses casos, convém utilizar preparações com caldos ou óleo, para evitar que grudem. O mesmo vale para chapas ou panelas de ferro. Já o cobre demanda cuidado especial com preparações ácidas, que levem ingredientes como limão ou vinagre, por exemplo, pois a acidez pode fazer com que a peça escureça. Por isso, prefira outros materiais caso resolva preparar receitas com esses ingredientes.

 

Se quiser praticidade na manutenção dos seus refratários, as opções de teflon e silicone costumam ser as mais práticas: o teflon impede que os alimentos grudem e a limpeza da peça é bem fácil. Entretanto, é preciso atentar para o uso de utensílios que possam riscar esses refratários. Caso aconteça, você deve descartar o recipiente, uma vez que, sem a cobertura de teflon, há emissão de substâncias tóxicas ao nosso organismo. Já os aparatos de silicone são bem vindos, mas exigem o cuidado de não serem submetidos a temperaturas superiores a 250 Graus Celsius.

 

Via de regra, refratários com bordas mais grossas tendem a preservar a temperatura por mais tempo. Por isso, dê preferência a eles quando quiser levar o refratário do forno à mesa, como no preparo de massas ou carnes assadas, por exemplo. As panelas de ferro devem ser curadas antes do uso e após a lavagem, devem ser secas e lubrificadas com uma camada fina de óleo vegetal que impede o surgimento de ferrugem.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Agora é só escolher o seu modelo preferido na nossa loja! Se ainda tiver dúvidas, conte com nossa equipe especializada para ajudá-lo!

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.