(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
11Jan

Equipamentos para Buffets

Com a crescente profissionalização do setor de buffets, cada vez mais é preciso inovar para criar diferenciais que encantem os clientes naquele evento especial.

Com a crescente profissionalização do setor de buffets, cada vez mais é preciso inovar para criar diferenciais que encantem os clientes naquele evento especial. Presentes desde festas infantis a casamentos e eventos corporativos, é preciso garantir um serviço perfeito aliado ao uso de equipamentos adequados que garantam a qualidade dos pratos oferecidos.

 

Há diversos formas distintas de servir os convidados durante eventos. Desde os mais informais, em que cada convidado se serve em ilhas de alimentação até os mais requintados, quando há serviço individual nas mesas. Em todos eles, entretanto, os utensílios certos são essenciais para o sucesso do evento.

 

A seguir, elaboramos uma lista com os principais itens para todos os tipos de eventos:

 

- Rechauds, buffets para comidas frias e quentes: há diversas opções no mercado, desde ilhas parecidas com aquelas encontradas em restaurantes self-service, onde os alimentos são refrigerados ou mantidos quentes em expositores até réchauds de porcelana, cerâmica ou inox que podem ser dispostos diretamente nas mesas. Em ambos os casos, é preciso planejar a disposição dos equipamentos de forma que os convidados consigam se servir facilmente e tenham acesso facilitado às áreas onde os pratos serão servidos. Caso a opção seja por garçons servindo os convidados individualmente nas mesas, os buffets são dispensáveis, já que os garçons retiram as comidas diretamente da cozinha.

 

- Copos e taças: a variedade de utensílios para servir bebidas varia de acordo com os tipos de bebida que serão servidos no evento. Há copos para whisky, drinks em geral, vinhos, cerveja e bebidas não alcóolicas, como refrigerantes, sucos e água. Em buffets de festas e eventos, é comum que as bebidas não alcóolicas sejam servidas em taças geralmente destinadas à água. Taças de vinho branco e tinto são diferentes, bem como as taças de espumantes e a água deve ser oferecida a todos os convidados. Caso haja opção de escolha entre diversas bebidas, os garçons podem deixar na mesa apenas as taças de água e trazer as demais taças na hora de servir o item pedido por cada convidado. Caso haja harmonização dos pratos com as bebidas, o ideal é que o serviço seja realizado de modo que os convidados recebam seus pratos e, na sequência, outro garçom sirva a bebida adequada para acompanha-los. Um item coringa para muitos buffets é a taça STD, que serve para diferentes tipos de vinho. Já taças de conhaque devem ser do tipo snifter, que permite aos convidados sentir o aroma da bebida e degusta-la corretamente.

 

- Pratos: em alguns eventos, há jantares mais formais, com entradas, pratos principais e sobremesas. Neste caso, a louça destinada a cada um desses itens deve ser cuidadosamente selecionada e o serviço deve ser particularmente atento para recolher todos os pratos das entradas antes de servir os principais. Da mesma forma, os pratos da refeição principal devem ser recolhidos antes da chegada da sobremesa. Caso a opção seja pelo self-service, os pratos devem ser dispostos em pilhas próximos às ilhas de buffet ou na própria mesa. Assim, cada convidado fica livre para se servir e repetir quantas vezes desejar. É de bom tom que os garçons recolham os pratos e ofereçam louças limpas entre uma rodada e outra no buffet.

 

- Talheres: aqui, merece uma atenção especial os talheres destinados às crianças, que podem ser menores que os utilizados pelos adultos. O mesmo vale para o caso de ser oferecido um buffet de comida japonesa, por exemplo, quando entram em cena os tradicionais hashis. Deve-se disponibilizar hashis com elásticos, de modo que os convidados que não têm tanta familiaridade com este tipo de comida possam manipulá-los mais facilmente e, em alguns casos, podem ser oferecidos talheres convencionais. Dependendo do menu, devem estar disponíveis talheres de peixes, facas de pães, palitos para queijos e porções e outros itens que eventualmente são necessários de acordo com o menu.

 

- Refresqueiras, torres de chopp e bebidas em garrafas: caso o serviço do evento seja do tipo americano, é interessante ter uma ilha dedicada às bebidas, de modo que os convidados possam servir-se facilmente. Ao lado da ilha, devem estar disponíveis copos, guardanapos, suportes de copo e baldes de gelo, além de fatias de limão, laranja, açúcar e adoçante.

 

- Acessórios: muitos buffets apostam em aperitivos antes do jantar propriamente dito. Nessas ocasiões são oferecidas finger foods como canapés, mini porções, patês, pães, frios, entre outros. Caso haja opções de molhos e temperos, eles devem estar acessíveis em molheiras ou recipientes adequados, como no caso do sal e azeite. Guardanapos de pano ou de papel também devem estar disponíveis à mesa para todos os convidados. É recomendado que o menu a ser servido esteja disponível nas mesas e, no caso de self service, que os pratos estejam corretamente identificados, se possível com uma lista dos ingredientes que compõem cada um, especialmente no caso de alérgenos (amendoim, lactose, glúten, etc), se há presença de açúcar (que é uma restrição para diabéticos) e se há ingredientes de origem animal (como queijos, ovos, laticínios em geral), uma vez que isso pode afetar as opções de pessoas com dietas vegetarianas e veganas.

 

Se precisar de algum item para facilitar o serviço de buffet, visite nossa loja. Dispomos de uma completa linha de porcelanas, utensílios, equipamentos e refratários para todas as ocasiões. Além disso, você conta com as dicas de nossos especialistas, sempre prontos para esclarecer dúvidas e oferecer soluções sob medida para nossos clientes.

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.