(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
15Fev

Como escolher sua coifa

Essenciais para qualquer cozinha as coifas são vitais para expulsar a fumaça e facilitar a manutenção adequada do ambiente

Essenciais para qualquer cozinha, desde num ambiente doméstico até numa cozinha industrial de grande porte, as coifas são vitais para expulsar a fumaça e facilitar a manutenção adequada do ambiente.

 

Para começar: você sabe a diferença entre a coifa e o depurador?

Enquanto um depurador não requer saída externa, ele elimina a gordura e eventuais odores dos alimentos preparados. Por isso, são opções mais econômicas para cozinhas residenciais, em casas e apartamentos ou até mesmo para pequenos salões de festas. Eles possuem filtros metálicos (que são permanentes e laváveis) ou de carbono (que podem ser substituídos e são descartáveis). As coifas, por sua vez, são equipamentos mais completos, pois além dessas funções, também renovam o ar da cozinha, através da eliminação da fumaça por dutos metálicos. No caso de uma cozinha industrial, por exemplo, a coifa ajuda muito a manter a temperatura do ambiente aceitável, já que num dia quente, com diversos fogões e fornos funcionando simultaneamente, o local pode passar por 60º. C.

 

Entendidas as diferenças entre esses equipamentos, você precisa dimensionar o uso da coifa de acordo com o tamanho e frequência de uso da cozinha.

 

Isso dependerá basicamente de três fatores:

 

- do tamanho e uso dos fogões;

- da eficiência dos motores de cada coifa;

- das dimensões do ambiente.

 

Um vendedor especializado ou um arquiteto podem ajudar a dimensionar isso ainda durante a elaboração do projeto da sua cozinha industrial. Se há uso intenso do fogão ou ainda se há outros equipamentos na área de exaustão, como uma chapa ou churrasqueira, por exemplo, as opções de vazão de fumaça devem ser iguais ou superiores a 1200m3/ hora. Caso contrário, coifas com capacidade a partir de 700  m3/ hora podem ser suficientes. De qualquer maneira, é preciso considerar o ambiente como um todo, para não afetar o bem-estar dos clientes. Em lanchonetes e padarias, por exemplo, em que são comuns as cozinhas integradas às áreas ocupadas pelos fregueses, esse dimensionamento deve ser ainda mais preciso, pois o excesso de fumaça, além de ser inconveniente e causar incômodo, pode também irritar as mucosas. Para ter uma margem de segurança adequada, recomenda-se que a coifa seja pelo menos 10% maior que o fogão e seja instalada a 80cm de altura em relação a ele, minimizando o fluxo de fumaça pelo ambiente. Também é importante que a coifa ofereça uma boa iluminação, já que uma luz insuficiente pode dificultar a percepção do ponto ideal de cocção de cada alimento. Hoje em dia, há diversas opções com LED, que além de consumirem bem menos energia e apresentarem maior durabilidade, não esquentam, como é o caso de outros tipos de lâmpadas mais antigas.

 

Aqui na Bom Peso você encontra profissionais especializados que podem te ajudar desde a elaboração do projeto da sua cozinha até diversas opções de equipamentos e coifas para garantir a manutenção adequada da sua cozinha. Caso você já possua uma cozinha industrial e precise substituir ou efetuar a manutenção de suas coifas, basta ir até a nossa loja e orçar o serviço sem compromisso. Esperamos por você!

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.