(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
1Mar

Você conhece o forno de ultravelocidade?

Quer ver como funciona na prática um forno de alta velocidade? Ou conhecer todos os tipos de fornos tradicionais? Passe na nossa loja e tire todas as suas dúvidas!

No dia-a-dia de uma cozinha profissional, são utilizados diversos equipamentos bem mais potentes que os modelos domésticos. Tudo para garantir rapidez e o preparo perfeito dos pratos, mantendo a qualidade desejada pelos mais exigentes chefs.

 

Os fornos são essenciais neste processo, especialmente onde seu uso é indispensável, como no caso de restaurantes e padarias. Há diversos modelos e tecnologias aplicadas aos fornos: de indução, de lastro, de esteira, de panificação, convecção e industrial. Entretanto, nossa dica de hoje é do forno de ultravelocidade, que reúne 3 tecnologias distintas em um único equipamento. Isso porque ele combina convecção, radiação por infravermelho e microondas. Juntas, essas tecnologias aceleram o processo de preparo e garantem agilidade para o cliente que aguarda seu prato.

 

Tecnicamente, um forno por convecção é um tipo de forno que propicia a circulação do ar quente pelo interior do forno, acelerando o processo de cozimento e também garantindo um resultado final mais uniforme, já que o calor é igualmente distribuído por todo o forno.

 

Já o forno por infravermelho é aquele que emite radiação não- ionizante. Esse tipo de radiação basicamente gera calor, que cozinha os alimentos. Um dos tipos de infravermelho mais conhecidos são as micro-ondas, presentes em quase todas as cozinhas brasileiras e que nos permite aquecer alimentos rapidamente sem o uso do tradicional fogão.

 

Há alguns estudos que alegam que há risco de desenvolvimento de câncer com o uso prolongado de micro-ondas. Entretanto, pesquisas revelam que a maior parte dos raios infravermelhos desses equipamentos é convertida em calor, por isso não haveria razão para preocupações. Apesar disso, alguns estudiosos defendem que os danos em potencial podem ocorrer ainda que não haja sensação de calor local.

 

A Organização Mundial de Saúde se posicionou a respeito dizendo não haver pesquisas conclusivas a respeito dos danos que podem ser provocados pelo uso de micro-ondas a longo prazo. Já no Brasil, o Ministério da Saúde diz não haver estudos conclusivos a respeito. Por isso, o uso desta tecnologia continua liberado e é utilizado em diversos outros equipamentos, como monitores de vídeo e rádio.

 

Nas cozinhas profissionais, os micro-ondas não são amplamente utilizados no preparo direto dos alimentos. Apesar disso, a tecnologia está presente em equipamentos profissionais e pode acelerar o preparo de diversas receitas.

 

Quer ver como funciona na prática um forno de alta velocidade? Ou conhecer todos os tipos de fornos tradicionais? Passe na nossa loja e tire todas as suas dúvidas!

 

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.