(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
1Jun

Garantindo a segurança dos funcionários na cozinha

Acidentes acontecem. Num ambiente caótico como o de uma cozinha profissional, mais ainda. É importante conscientizar seus funcionários sobre a importância dos EPI's

Acidentes acontecem. Num ambiente caótico como o de uma cozinha profissional, mais ainda. Desde pequenos cortes, escorregões a queimaduras graves, é importante conscientizar seus funcionários sobre a importância de saber identificar riscos e o uso constante de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).


Há basicamente 4 tipos diferentes de EPI’s que devem ser usados. São eles:


  1. Luvas: há vários tipos de luva para diferentes finalidades:


- Malha de aço são indicadas para os profissionais que manipulam facas. Afiadíssimas sempre, as facas de cozinha exigem atenção constante. Mas convenhamos: em rotinas de trabalho que chegam facilmente a durar mais de 12 horas, quem é que fica 100% atento o tempo todo? O cansaço chega para todos! Por isso, deixe à disposição dos seus funcionários que trabalham com cortes de legumes e carnes este tipo de luva.


- Luvas de vinil também podem ser muito úteis: descartáveis, elas ajudam a evitar contaminação dos alimentos durante sua manipulação nas estações de trabalho. Afinal, quem separa os ingredientes deve garantir a higiene de cada produto.


- Luvas de silicone: ideais para quem participa do preparo dos alimentos, elas resistem a temperaturas de até 250º. C, evitando queimaduras.


- Luvas de látex: já as luvas de látex são indicadas para a equipe de limpeza, pois além de proteger as mãos e antebraço, elas também evitam o contato direto com produtos químicos que podem causar reações alérgicas e até danos à pele.


  1. Calçados: como os profissionais passam muito tempo em pé, é importante que os calçados sejam leves e proporcionem respirabilidade aos pés. Assim, evitamos até mesmo algumas doenças, como micoses de contato devido ao acúmulo de suor. Também é importante que os sapatos sejam antiderrapantes, pois é comum que o chão da cozinha fique sujo durante os horários mais movimentados. Assim, evitamos possíveis quedas. Também há opções de calçados com biqueiras reforçadas em aço ou plástico, que podem proteger os dedos caso alguma coisa caia sobre os pés de um dos profissionais. Em geral, os calçados são feitos em EVA, por serem leves e confortáveis e mais baratos que outros materiais, como cordura.

  2. Aventais e Mangotes: enquanto os aventais protegem o tronco, os mangotes têm a função de oferecer proteção para os braços, o que pode ser especialmente útil para profissionais que lidem com óleo quente, por exemplo. Afinal, é comum que óleo quente espirre durante o preparo de alguns alimentos e é essencial que o profissional responsável por esta função esteja devidamente protegido. Já os aventais podem ser de pano, plástico ou aramida, sendo que esta última oferece proteção antichamas e por isso é interessante para os trabalhadores de estações com uso de fogão e fornos.


  1. Descartáveis: por último, mas não menos importantes, temos algumas opções descartáveis, tais como toucas de cabelo, máscaras, aventais e propé. Normalmente confeccionados em TNT, esses itens podem ser utilizados pelo staff no dia-a-dia e também para proteger eventuais visitantes à cozinha. Imagine receber os clientes na cozinha e correr o risco de provocar um acidente? Por isso, nunca deixe faltar esses itens no seu estoque.


Para evitar outros tipos de acidente, também é importante atentar para a manutenção regular dos equipamentos de cozinha e seus acessórios: mangueiras de gás, fornos, fogões e equipamentos elétricos, além da própria rede elétrica, devem ser sempre revisados, pois podem inclusive provocar curtos, choques e até explosões. Segurança é coisa séria e cada um deve se conscientizar da importância do uso dos EPI’s para a prevenção de acidentes na cozinha!

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.