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2Fev

Dark Kitchen: por que este modelo de cozinha profissional cresceu tant

Você já ouviu falar em dark kitchen? Apesar do nome sombrio, este tipo de cozinha profissional quer dizer apenas que é possível apenas a retirada.

Você já ouviu falar em dark kitchen? Apesar do nome sombrio, este tipo de cozinha profissional quer dizer apenas que trata-se de uma cozinha de um restaurante ou lanchonete onde não há espaço local para consumo dos produtos pelos clientes, sendo possível apenas a retirada, seja pessoalmente ou através do serviço de delivery. 

 

Com a nova entrada na fase vermelha da pandemia, muitos estabelecimentos tiveram que adaptar seus modelos de negócio. Apesar da triste consequência de demissões e endividamento por conta de aluguéis e despesas fixas, os empresários que souberam ver uma oportunidade de reinventar seu negócio não se arrependeram. Veja a seguir algumas das vantagens das dark kitchens:

  • Custos: em termos de custos, a ideia é muito atraente, pois uma dark kitchen exige menos infraestrutura e pessoal do que um restaurante tradicional, uma vez que não há garçons, gastos com mobiliário, utensílios de servir, displays, além do espaço de funcionamento necessário também ser menor, pois ao invés de ter um salão de serviços com as mesas, banheiros para a clientela, balcões e outras áreas, a dark kitchen se limita a uma simples cozinha;
  • Escalabilidade: como o modelo de negócio é enxuto e mais simplificado do que um restaurante convencional, é possível escalá-lo e crescer de forma mais consistente, principalmente considerando a explosão no consumo via delivery nos meses de pandemia. Além disso, aplicativos como iFood, Rappi também podem ser uma maneira de expandir o negócio mais depressa, tornando-o mais conhecido de potenciais clientes;
  • Serviço: basicamente os funcionários de uma dark kitchen são o pessoal de cozinha, atendimento telefônico e de aplicativos e entregadores. É importante que o pessoal esteja bem preparado para atender a demanda dos clientes e resolver eventuais problemas como pedido errado ou atrasos de maneira rápida e satisfatória. Lembre-se: em tempos de avaliações e reviews online, ter uma boa reputação pode ser a chave do sucesso;
  • Embalagens: este é provavelmente um dos itens mais importantes para a dark kitchen. Afinal, não importa o quanto a comida é boa: se ela não chega em boas condições para os clientes, é reclamação na certa. Por isso, invista em embalagens práticas, mas que acomodem bem os produtos, mantendo a temperatura e o visual do prato durante o transporte até a entrega.
  • Compartilhamento: pense numa lanchonete ou uma pizzaria, que geralmente funcionam só durante a noite. Se um negócio não possui serviço no local, é possível alugar a cozinha para outro estabelecimento que tenha funcionamento diurno, sem correr o risco de confundir o público, já que não há entrega no local. Assim, os custos também são compartilhados e o local é melhor aproveitado.

E aí, gostou da ideia? Não se esqueça que as dark kitchens necessitam de equipamentos modernos e manutenções preventiva e corretiva para funcionarem a todo vapor! Se tiver dúvidas, basta entrar em contato com a Bom Peso: nossos vendedores estão sempre preparados para recomendar as melhores opções em equipamentos e utensílios de cozinha e ajudar você desde o projeto da cozinha industrial até a assistência técnica!

 

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