Diversas tendências que vinham sendo observadas no mercado gastronômico se intensificaram com a chegada da pandemia, que atingiu mais de 190 países e afetou o dia-a-dia de todos. No mercado gastronômico, o impacto foi tão grande que é até difícil mensurar quanto tempo levará até que o setor possa se recuperar por completo. Ainda assim, após um período tão prolongado de isolamento e novos hábitos, como a incorporação do delivery e dos serviços de take away (retirada de pedidos no restaurante para consumo em casa), a ida dos clientes a bares, restaurantes e lanchonetes sofrerá ainda mais mudanças. Confira algumas delas e saiba como garantir o movimento no seu estabelecimento e fidelizar de vez o clientes que prefiram a conveniência do delivery: Delivery sustentável: alguns aplicativos de delivery como o iFood já pensaram adiante e incorporaram a compensação das emissões de carbono ao serviço de entrega. O que isso quer dizer? Oras, o transporte dos alimentos até você geralmente é feito através de motoboys e as motocicletas que usam a gasolina como combustível emitem CO2, que é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. Se você acha que isso é exagero, vale pensar que as gerações mais jovens já vêem o consumo de produtos e serviços sustentáveis como pré-requisitos na hora da compra. Não é à toa que quase 15% da população brasileira já se declara vegana ou vegetariana. Claro que os hábitos da população em geral não vão mudar do dia para a noite, mas considere que mesmo os carnívoros de carteirinha podem ter suas preocupações ambientais. Com o acesso à informação de qualidade cada vez mais facilitado pela tecnologia, as pessoas começam a mudar suas perspectivas e a entender o impacto ambiental e social nas escolhas do dia-a-dia, incluindo o consumo de alimentos. A prefeitura de São Paulo já proibiu recentemente o fornecimento de canudos plásticos e decretou o fim de embalagens não sustentáveis, inclusive para serviços de delivery. A preocupação faz sentido, especialmente se pensarmos no aumento absurdo nos serviços de delivery ocorridos durante a pandemia e que o plástico comum leva cerca de 400 anos para se decompor. Já parou para pensar que todo o plástico que você consumiu até hoje ainda está por aí, provavelmente poluindo os mares e oceanos? Da sua garrafinha de água mineral às escovas de dentes, esses itens ainda vão ficar por aí por 3 a 4 gerações. Imagine o impacto de tudo isso? Que tal dar uma mãozinha e buscar alternativas sustentáveis? Já existem opções biodegradáveis em papel, bambu ou feitas de fibras vegetais como a mandioca a preços baixos. Ah, não vale escolher o isopor, pois este material também é um tipo de plástico e a reciclagem é muito difícil, ok? Com certeza seus clientes vão notar e apreciar sua preocupação e compromisso com a sustentabilidade! Abre-te, Sésamo! Espaços abertos ganharão vez quando os clientes optarem por comer nos restaurantes e bares. Em São Paulo, o casal de chefs Jefferson e Janaína Rueda ajudaram a criar o Ocupa Rua, que visa a ocupação de calçadas e vagas de estacionamento com mesas extras em que os frequentadores possam apreciar a comida em lugares mais abertos. Hotéis também se adaptam oferecendo serviço em áreas externas quando possível e muitos bares aproveitaram a tendência para incorporar ambientes mais descontraídos, alguns com clima de praia ou jardim. Assim, além de oferecerem uma experiência mais agradável aos clientes, ela acaba sendo mais segura, já que em espaços abertos é mais fácil manter o distanciamento social e consequentemente a segurança do seu público e dos funcionários. Que tal investir em uma área externa mais agradável por aí também? A experiência é o que conta: seja no delivery ou no estabelecimento, o cliente é sempre fisgado quando a experiência gastronômica é ótima. Você pode abusar da criatividade nesses quesitos, sem esquecer do básico. Se o forte do seu restaurante for o delivery, que tal investir numa boa embalagem? Se você utiliza aplicativos de delivery, pode mandar uma mensagem simpática agradecendo o pedido ou mantendo seu cliente informado caso haja algum atraso devido à chuvas ou excesso de demanda. Por fim, aproveite para enviar um pequeno brinde ou um bilhetinho escrito à mão e desejando “Bom Apetite”. São iniciativas baratas e bem simples, mas que demonstram cortesia e deixam o coração de qualquer freguês quentinho, não é mesmo? Outras ideias incluem: flores, balinhas, peças que o cliente possa reaproveitar em futuros pedidos (por exemplo: um par de hashis num restaurante japonês, uma peça de decoração, enfim: tudo vai depender do seu orçamento, da região e da intenção em fidelizar seu público). Já no caso de consumo no local, uma apresentação bonita dos pratos, serviço simpático e atencioso, uma boa música, iluminação, promoções e eventos específicos (exemplos: noites temáticas com pratos especiais, harmonização de comidas e bebidas, happy hours, confraternizações de final de ano, etc) podem fazer a diferença, não é mesmo? Redes sociais: com a diminuição da frequência em que as pessoas saem de casa, seja por motivos econômicos ou por circunstâncias de trabalho (já que muita gente vai manter o home office mesmo depois da pandemia), é importante estreitar o relacionamento com os clientes de outras formas. As redes sociais são perfeitas para mostrar bastidores, novidades, promoções e até histórias bacanas. Alguém já foi pedido em casamento no seu estabelecimento? Você tem uma horta de onde o chef tira temperos frescos para usar no preparo de um prato? E aquele dia da entrega dos ingredientes mais especiais? Sempre é possível despertar o interesse das pessoas compartilhando conteúdos interessantes, né? No caso dos restaurantes e bares, a dica é prestar atenção nos horários: que tal postar o cardápio executivo ou o prato do dia em torno das 11 da manhã, quando começa a bater a fome e as pessoas pensam no que vão almoçar? Ou no final do dia e perto dos finais de semana, quando os convites para o Happy Hour são sempre tentadores? Aposte nas parcerias: ainda pensando na experiência dos clientes, que tal se juntar a fornecedores e outros comércios locais para criar serviços diferenciados? De olho nisso, o estrelado chef peruano Virgilio Martinez, que já estrelou até documentários no Netflix, enxergou novas oportunidades: ele decidiu unir a experiência gastronômica de seu restaurante a oficinas presenciais, viagens pelos Andes e agora pensa até em criar um novo estabelecimento para explorar a Amazônia peruana junto aos seus clientes. Incrível, não é mesmo? Aproveite para circular pelo bairro e veja se consegue pensar em algum tipo de experiência adequada à sua realidade! Gostou das nossas dicas? Que tal aproveitar e dar um pulo na Bom Peso para ver novidades em utensílios e equipamentos? Com certeza sua produtividade na cozinha vai aumentar e os clientes sempre apreciam serviços rápidos e pratos deliciosos!