(19) 3755.7900
bompeso@bompeso.com.br
Av. Orozimbo Maia, 2205. Campinas/SP

Pesquisa por Marca ou Texto

 

Pesquisa por Ramo de Atividade

 

Projetos

Projetos

Projetamos sua cozinha industrial sob medida, do melhor jeito que você desejar.

Saiba mais
21Nov

Como escolher o espumante para as festas de fim de ano

Todos os espumantes são classificados com base em dois critérios: o método de produção e o nível de açúcar na bebida.

Muita gente ainda se perde na hora de escolher um bom espumante, erroneamente popularizado como “champagne”. Por isso, hoje vamos te ajudar a entender melhor do assunto de um jeito prático. Assim, você evita cometer erros comuns na hora da escolha e garante um produto de qualidade e acessível, já que há várias opções no mercado.

 

Para começar: o champagne é um tipo de espumante, mas nem todo espumante pode ser chamado de champagne. Na verdade, apenas os espumantes produzidos na região de Champagne, que fica no nordeste da França, podem receber esta denominação. Por isso, sempre que você quiser se referir genericamente à bebida sem especificar nenhuma região ou método de produção, deve usar a palavra espumante, ok?

 

Todos os espumantes são classificados com base em dois critérios: o método de produção e o nível de açúcar na bebida.

 

A produção de espumantes segue o mesmo roteiro da fabricação de vinhos normais. A diferença ocorre justamente no final, quando os espumantes são submetidos a uma segunda fermentação. No método tradicional, a segunda fermentação da bebida ocorre dentro da própria garrafa. São produzidos desta maneira o champagne francês e os cavas, que são espumantes típicos da Espanha. Já no método Charmat, a segunda fermentação ocorre em tonéis. Alguns exemplos de espumantes produzidos com este segundo método são o Prosecco italiano e o Asti.

 

É nesta segunda fermentação que são adicionados açúcares e leveduras à bebida. A reação entre eles resulta em gás carbônico e álcool, que conferem as borbulhas aos espumantes.

 

Quanto ao nível de açúcar, os espumantes são classificados em: Nature (até 3g de açúcar por litro), Extra Brut até 6g/l), Brut (até 15g/l), Sec (até 20g/l), Demi-Sec (até 60g/l) e Doce (Moscatel), que possui açúcares em concentrações maiores que 60g/l.

 

Os espumantes encontrados em empórios e supermercados geralmente são os Brut, Demi-Sec e Doce, pois agradam a maioria dos paladares. Nos rótulos dos espumantes ainda é possível encontrar informações sobre o método de produção (Charmat ou tradicional). De maneira geral, os espumantes produzidos através do método tradicional são mais caros, pois são mais complexos em termos de aromas e sabores. Hoje em dia é possível encontrar bons espumantes brasileiros no mercado também, alguns deles inclusive premiados internacionalmente.

 

Agora que você já sabe mais sobre os espumantes, quais outros critérios pode utilizar na escolha, além do método de produção e quantidade de açúcar?

 

Como as bebidas possuem uma elevada carga tributária no Brasil, os preços dos produtos importados costumam ser bastante salgados. Mas nem por isso vocêprecisa deixa-los de fora!

 

A quantidade a ser adquirida depende da duração do evento: se você estiver escolhendo espumantes para ocasiões como jantares, calcule 1,5 garrafa para cada 3 pessoas. Já se estamos falando de uma festa de casamento, formatura ou ocasiões com maior duração, o cálculo deve ser de 1 garrafa por pessoa. Claro, tudo dependerá também se forem servidas outras bebidas, mas ainda assim, é recomendado adquirir algumas garrafas extras para que nada falte.

 

Como estamos falando de espumante, você pode apostar em quantidades iguais de Brut e Demi Sec, reservando o Moscatel para ser servido com as sobremesas, já que é um espumante naturalmente mais doce e que harmoniza bem com sobremesas. Considere alguns gostos peculiares: por exemplo, mulheres tendem a apreciar vinhos mais adocicados, por isso leve isso em consideração ao comprar as bebidas.

 

Por fim, não se esqueça das taças de espumante (são as do tipo “flute). Se precisar, dê uma passadinha na Bom Peso e garanta as suas!

Princi Agência Web
Avenida Orosimbo Maia, 2.205 Bairro Cambuí. Campinas - SP. (19) 3755.7900

BOMPESO - Equipamentos para Cozinhas Industriais. Todos os direitos reservados.